Início São Vicente Lar de idosos pede ajuda em São Vicente

Lar de idosos pede ajuda em São Vicente

Arquivo pessoal/Foto tirada antes da pandemia

A Associação Lar de Amparo Vovó Walquíria, na Cidade Náutica, existe há 27 anos em São Vicente. A instituição privada sem fins lucrativos hoje atende mais de 20 idosos de toda Baixada e está precisando de ajuda.

Segundo a presidente da Casa, Iva Cristina Monteiro, uma das maiores preocupações da instituição é em relação aos mantimentos. “Os idosos necessitam de muitas coisas. Recebemos doações principalmente de produtos de higiene pessoal. Mas horti-fruti é algo difícil de fazermos campanha de arrecadação. Nós temos uma quantidade necessária de comida. As misturas, por exemplo, chegam a ficar ‘no limite’ e nos preocupa. No caso dos legumes, verduras e, principalmente frutas, a situação é pior, muitas vezes chega a faltar.”

Preocupado com essa situação, o vereador eleito, Jhony Sasaki fez um apelo nas redes sociais aos feirantes de São Vicente: “Meus amigos feirantes, o lar da Vovó Walquiria precisa da ajuda de todos. No final da feira sempre acabam sobrando frutas, legumes e hortaliças em bom estado. Será que conseguiríamos dar essa força?”, comenta Jhony.

Jhony Sasaki publicou um vídeo em suas redes sociais pedindo ajuda dos feirantes para ajudarem lar de idosos

Para ajudar, entre em contato por e-mail [email protected] ou pelo whatsapp clicando aqui.

História sobre a Associação Lar de Amparo Vovó Walquíria

Baixada na Rede: Quando surgiu o Lar?

Iva Cristina: A minha mãe era atendente de enfermagem e trabalhava em uma instituição privada, que na época havia feito uma parceria com a Prefeitura para que fossem colocados alguns idosos. No entanto, a Prefeitura não estava cumprindo a parte que lhe competia do acordo. Então a dona da instituição pediu para que minha mãe levasse aqueles idosos pra frente da Prefeitura para que eles arrumassem uma solução. Minha mãe disse: “Se você me der as camas para esses idosos, eu levo eles para minha casa”. E assim nasceu a Associação de Idosos Vovó Walquíria.

Foram 12 anos dentro de casa. De onze idosos chegou a ter quase sessenta idosos de rua. E a comunidade nos ajudava. A nossa casa foi condenada pela Defesa Civil para montar uma instituição. Depois, quando viramos notícia em um jornal de repercussão nacional, ficamos conhecidas. Fomos até a Prefeitura, onde conseguimos um terreno emprestado através de um contrato de concessão de uso de 45 anos. Aqui estamos até hoje”.

Baixada na Rede: Como e quando vocês se mudaram para a atual sede, na Náutica?

Iva Cristina: Chegamos nesse local em 2004. No ano seguinte, nasce a RDC 283, que regulamenta e define normas de funcionamento para as Instituições de Longa Permanência para Idosos. A diferença é que hoje em dia é necessário que o lar seja quase um hospital com sala de jogos, além da forma de funcionamento. Nós nos adequamos dentro daquilo que conseguíamos, em outras devido ao orçamento e a falta de espaço, não conseguimos nos adaptar.

Por exemplo, a legislação obriga que seja feito um quarto para cada idoso com suíte. Hoje nós apenas separamos eles por sexo, pois não temos condições financeiras e nem espaço para isso. Além de ser impossível fazer reformas internas com os idosos dentro. Temos um projeto feito, mas construído no quintal. No entanto, esse espaço não é da Prefeitura e, sim da Dersa.

Em 2009, fomos interditados pela Vigilância Sanitária por não termos cumprido todas as exigências dessa resolução. No mesmo ano, a Promotoria entrou com uma ação para fechar a instituição que está na Terceira Instância.

Baixada na Rede: Por que realiza este trabalho? Qual seu maior sonho?

Iva Cristina: Atualmente, 23 idosos são atendidos no Lar sem fins lucrativos, que é mantido pela mensalidade e ajuda da comunidade. Se não fossem as pessoas que nos ajudam com alimentos, fraldas, higiene pessoal, já teríamos fechado as portas.

Sou fisioterapeuta formada, a equipe é formada por voluntários e trabalhadores que recebem salário mínimo, mas a fé e o amor ao próximo que temos por eles é o que nos motiva a continuar. Me dói o coração saber que não posso atender os idosos carentes porque não temos orçamento.

Para ajudar, entre em contato por e-mail [email protected] ou pelo whatsapp clicando aqui.