Início Notícias Horário de funcionamento do comércio vai aumentar, garante Paulo Alexandre

Horário de funcionamento do comércio vai aumentar, garante Paulo Alexandre

Crédito: PMS

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, afirmou durante live em suas redes sociais neste domingo (6) que a Cidade irá aumentar o horário de funcionamento de bares, restaurantes, shoppings e comércios em geral. Segundo o chefe do executivo santista, um pedido já foi feito ao Governo do Estado para que os estabelecimentos comerciais tenham um horário mais flexível de funcionamento.

Imagem: Reprodução

“Concordo que deve haver um rigor excessivo na fiscalização da capacidade de ocupação dos estabelecimentos, porém discordamos de algumas medidas do Estado. Acreditamos que você limitar o horário não contribui em nada para o combate da pandemia. O nosso pleito é a ampliação do horário. Entendemos que reduzir o horário só estimula aglomeração em bares, restaurantes e no comércio em geral”, disse Paulo Alexandre.

Por isso, o prefeito de Santos declarou que o município vai aguardar uma resposta do governo estadual sobre o pedido de flexibilização dos horários dos estabelecimentos comerciais. Porém, caso nenhuma medida seja tomada pelo governador João Doria nesse sentido, Paulo Alexandre garantiu que irá publicar nos próximos dias um decreto aumentando o horário de funcionamento do comércio.

“Não aceitamos a redução do horário, isso ao invés de diluir, vai aumentar as aglomerações. Não sou eu quem diz isso, são os especialistas que nós temos. Isso só vai contribuir para o aumento no número de casos. O horário mais enxuto não ajuda em nada, por isso aqui em Santos não vai ser assim. Se nenhuma medida for tomada em 72 horas, vamos ampliar o horário de funcionamento. Essa semana tem uma reunião do Comitê de Contingenciamento do Estado e esperamos uma nova decisão do Governo do Estado até quarta. Estamos dando 72 horas para que a medida seja revista, caso contrário iremos rever por meio de decreto e vamos discutir a questão em juízo”, afirmou o prefeito.

O setor que mais reclamou dessa mudança de horários da Fase Amarela foi justamente o de bares, restaurantes e lanchonetes, que pode funcionar atualmente das 11h às 21h ou das 12h às 22h. Já os shoppings centers podem ficar abertos das 12h às 22h. Além disso, a capacidade de atendimento dos estabelecimentos comerciais ficou limitada a 40% do público.

A ideia da Prefeitura é de que os shoppings possam ficar abertos durante 24 horas, enquanto bares e restaurantes seriam autorizados a funcionarem por 12 horas.