Início Santos Santos inaugura nova creche que deve atender 170 crianças

Santos inaugura nova creche que deve atender 170 crianças

O Morro da Penha conta agora com uma nova unidade de ensino: a escola municipal Professor Orlando Adegas, erguida no alto do Morro da Penha e entregue nesta segunda-feira (28), na Rua P, 80. O equipamento, que atenderá 172 crianças do berçário I ao maternal II (4 meses a 3 anos), em período integral, estará com matrículas abertas a partir de janeiro (em data a ser definida).

Antiga reivindicação dos moradores, a UME Orlando Adegas tem 1.608,98m² de área construída, distribuídos por quatro pavimentos. Conta com nove salas de aula com banheiros, brinquedoteca, sala multiuso, cozinha, refeitório, lactário, salas de coordenação, direção, orientação educacional e administrativo, playground e parque sonoro.

Com revestimento de pastilha cerâmica na fachada, o local também conta com adesivos lúdicos e coloridos nas paredes internas e tem itens de acessibilidade como sanitários acessíveis e elevador, além de ser climatizado e contar com câmeras de monitoramento.

Inauguração
A entrega da unidade contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, familiares do homenageado que dá nome à escola e moradores. “A Prefeitura tomou uma decisão importante de investir em educação e, principalmente, na educação daqueles que mais precisam. E não há investimento mais importante que a educação infantil. Está na hora, como sociedade, de priorizarmos a educação de nossas crianças”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares da Silva.

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa também enfatizou a importância da educação na transformação de vidas. “Não há outro caminho para mudar o mundo que o da educação. Temos a obrigação de trabalhar para toda a Cidade, mas o compromisso maior é com quem mais precisa e estamos em uma região com muitas vulnerabilidades e desafios. As características geológicas da área não favorecem a construção, mas compramos o terreno, desapropriamos e construímos uma unidade com modernas instalações, ambientes climatizados e acessibilidade, dentro do novo padrão construtivo. O Morro da Penha merece essa escola, que fará a diferença e mudará a vida de muitas crianças”.

Prefeito eleito, Rogério Santos destacou que é preciso “valorizar a educação para a Cidade continuar avançando. Em meu plano de governo, ela será nossa principal meta. Tenho o compromisso de dar continuidade a isso”, disse ele, acompanhado da vice-prefeita eleita, Renata Bravo.

“Inaugurar uma escola equivale a oportunizar esperança a centenas de crianças e dar tranquilidade às suas famílias, que contarão com um equipamento estruturado para oferecer um serviço de excelência em educação infantil. Uma primeira infância vivenciada com cuidado, amor, estímulo e interação contribuirá para o sucesso escolar dos nossos estudantes ao longo da educação básica. Que os alunos da Orlando Adegas façam a diferença no futuro e possam viver num mundo melhor, mais justo e solidário”, falou a secretária de Educação, Cristina Barletta, ressaltando a importância da relação família-escola, fortalecida na pandemia com o ensino remoto. 

Moradora no Morro da Penha, Juliana de Araújo Fernandes, 39 anos, pretende matricular a filha caçula Luhara, 3, na unidade. “É uma escola próxima da gente, na nossa comunidade. Estaremos mais perto, veremos os professores, tudo será mais fácil e melhor. A creche ficou bem bonita e deixou o local mais iluminado. Antes, era um terreno abandonado. Não imaginávamos que teríamos essa escola aqui, que vai tirar as crianças das ruas”. 

Convênio
A obra é uma ação integrada entre Governo do Estado, Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e Município, em regime de colaboração. Para a sua construção foi realizado investimento de R$ 3.781.672,51, recursos do convênio com o Estado (Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE), por meio do programa “Creche Escola”.

Orlando Adegas
O nome da escola presta homenagem ao professor e advogado Orlando Adegas, falecido em 2005. Eleito suplente de vereador na Câmara Municipal em 1968, assumindo o mandato em 1972, na 18ª Legislatura, e formado em Direito, Adegas lecionou na Escola de Comércio Coelho Neto (1962/1978) e no Colégio Tarquínio Silva (1962/1965).

Também atuou no Ateneu Santista (1970/1973) como professor de Técnica Comercial, Prática de Escritório e Contabilidade Pública, e foi servidor público, atuando na Secretaria da Fazenda entre 1954 e 1990.

O filho Carlos Eduardo Adegas agradeceu a homenagem ao pai. “Meu pai era uma pessoa muito generosa, que pensava no seu semelhante e não media esforços. Além de ser um próprio público, seu nome está em uma escola, um dos lugares mais nobres onde se propaga o amor. Um professor que tem vocação para lecionar está doando o seu saber. E a educação de base transforma a vida das pessoas”.