Início Baixada Santista Pessoas vacinadas contra a covid-19 ainda são obrigadas a usar máscara

Pessoas vacinadas contra a covid-19 ainda são obrigadas a usar máscara

Divulgação/Prefeitura de Santos

A pandemia de coronavírus completará um ano em breve, e o uso obrigatório da máscara facial, que acontece desde 1º de maio de 2020, não deve terminar tão cedo. Mesmo com parte da população vacinada contra a covid-19, o acessório ainda é obrigatório. 

Hábitos como trocar a máscara de tecido a cada duas horas, o uso do álcool em gel nas mãos e o distanciamento social devem persistir ainda neste ano. A recomendação é da médica infectologista Cláudia Sffeir de Oliveira Meuer, da Seção de Vigilância Epidemiológica de Santos. “Toda vez que se notar a máscara suja ou com umidade, ela tem de ser trocada”.

Os profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra a covid-19 devem utilizar máscara cirúrgica, e não a de tecido. Os modelos específicos N95, PFF-2 e PFF-3 são os mais indicados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A regra geral é que, se for sair de casa, é preciso usar a máscara. “Como estamos em um país onde há a transmissão comunitária do coronavírus, na qual não se identifica o paciente que faz a transmissão do vírus, a recomendação é para que todos que não estejam no ambiente familiar usem máscara”, diz a infectologista.

Em casa, o uso da máscara é recomendado em alguns casos, como se houver a possibilidade de algum dos moradores da casa estar infectado, ou caso seja do grupo de risco como idosos e pessoas com comorbidades. Nestes casos, também é necessário manter o distanciamento de, no mínimo, 1,5 metro.

Tirar a máscara

Caso seja necessário retirar a máscara para comer ou beber, deve-se atentar ao modo correto de tirar o acessório, que é feito pelo elástico, sem tocar na parte da frente, segundo a infectologista. Também é preciso higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel antes e depois de manusear a máscara.

O ideal é trocar a máscara toda vez que for necessário tirá-la, na rua. Se não for possível, o recomendado é guardar o acessório em uma embalagem limpa, como um saco plástico.

Mesmo em locais abertos como praias, é obrigatório o uso de máscara e manter o distanciamento social (1,5 metro). “É óbvio que, em um ambiente fechado, sem circulação de ar, há uma chance maior de contaminação. Mas o fato de uma pessoa estar em um ambiente aberto não a dispensa das medidas de proteção”.

Higiene 

Ao voltar para casa, como higienizar a máscara de tecido? A recomendação do Ministério da Saúde para higienização é colocá-la em um recipiente com água e água sanitária (1 parte de água sanitária para 50 partes de água) por 30 minutos. Exemplo: diluir 10ml de água sanitária para 500ml de água.

Depois, basta enxaguar com água corrente e lavar com água e sabão. Após secagem, passar em ferro e acondicionar em saco plástico. Estas máscaras limpas têm de ser guardadas em sacos plásticos.