Início Notícias Vereador Jhony Sasaki cria lei para capacitar funcionários de ônibus para atender...

Vereador Jhony Sasaki cria lei para capacitar funcionários de ônibus para atender pessoas com deficiência física

O vereador Jhony Sasaki apresentou ontem (18), na Câmara Municipal de São Vicente, uma emenda na Lei Municipal que obriga a capacitação de funcionários, motoristas e cobradores para o atendimento a pessoas com deficiência física.

De acordo com o legislador, a ideia da proposta surgiu após ouvir diversas reclamações de moradores que precisam utilizar o transporte público com adaptação. “Fui acionado por diversas pessoas que sofrem com a falta de manutenção e, muitas vezes, preparo da empresa e funcionários. Eles não são deficientes, são ativos na sociedade. Deficiente é o poder publico, que não oferece condições de acesso e mobilidade urbana a pessoas com deficiência física”, afirmou o vereador, dando voz a uma fala de Lukas Shinaider, pessoa com deficiência física que faz uso deste equipamento e, inclusive, dará nome à possível lei.

Segundo Shinaider, “muitas vezes os equipamentos estão quebrados e motoristas, despreparados”, conta. O homenageado, inclusive, conta que foi recentemente hostilizado por um funcionário que desaprovou uma publicação feita por Shinaider nas redes sociais.

De acordo com a emenda, os permissionários do serviço de transporte público de passageiros deverão realizar manutenção periódica nos equipamentos usados para embarque e desembarque de passageiros com deficiência física. Em caso de defeitos no equipamento e a impossibilidade de uso do veiculo ou equipamento, deverá repor o veículo ou dispor de funcionários para ajudar no embarque e desembarque em veículos não preparados.

Além disso, os permissionários do serviço de transporte público de passageiros deverão instituir relatório diário com avaliação diária dos veículos e equipamentos utilizados para transporte de deficientes físicos, emitindo certidão diária que deverá ser anexada diariamente no interior do coletivo de forma visível e de fácil compreensão.