Início Baixada Santista Cinco pessoas desaparecerem em Praia Grande, Cubatão e Bertioga

Cinco pessoas desaparecerem em Praia Grande, Cubatão e Bertioga

Foto: Nair Bueno

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP) informa que cinco pessoas desapareceram em cachoeiras da Baixada Santista em decorrência do fenômeno chamado ‘cabeça d’água’ durante este domingo (21).

Em Praia Grande, por volta das 13h30, após constante chuva na região, um homem foi surpreendido e desapareceu na Cachoeira do Melvi – Jardim Guaraiuva, depois que o local foi atingido por uma cabeça d’ água. Segundo o Corpo de Bombeiros, ele não conseguiu sair da água e acabou sendo arrastado. As buscas foram efetuadas, porém sem êxito e foram retomadas nesta segunda-feira (22), no período da manhã.

Em Bertioga, por volta das 14h, após constante chuva na região, duas pessoas (um homem e uma mulher), foram surpreendidos e desapareceram na Cachoeira Véu da Noiva, trilha do elefante, Rodovia Mogi Bertioga, depois que o local foi atingido por uma cabeça da água. Segundo o Corpo de Bombeiros, eles não conseguiram sair da água e acabaram sendo arrastados. As buscas foram efetuadas, porém sem êxito na localização e também foram retomadas nesta segunda-feira.

Em Cubatão, por volta das 14h, após constante chuva na região, duas pessoas (um homem e uma mulher), foram surpreendidos e desapareceram na Cachoeira do Pereque, Rodovia Cônego Domênico Rangoni, Km 4, depois que o local foi atingido por uma cabeça da água. Segundo o Corpo de Bombeiros, eles não conseguiram sair da água e acabaram sendo arrastados. As buscas foram efetuadas, porém sem êxito na localização e foram retomadas durante a manhã desta segunda.

Outras nove pessoas que estavam no local ficaram ilhadas e foram resgatadas pelo CB sem ferimentos.

ENTENDA.
Cabeça d’água é o fenômeno de aumento rápido e repentino da água em cachoeiras, rios e lagos, devido às chuvas intensas nas cabeceiras ou em trechos mais altos do curso d’água. E isso representa um grande perigo.

As pessoas devem evitar frequentar esses lugares em períodos chuvosos. E, se optar por ir, não ir sozinha! É mais seguro dar preferência a lugares com a presença de guarda vidas e pesquisar as condições meteorológicas da região.

A presença de folhas, o aumento do volume do som de cascata e a mudança da cor da água são alguns dos indicativos do fenômeno. Ao notar a presença de qualquer um desses sinais, deve-se sair imediatamente da água.

FONTE: DIÁRIO DO LITORAL