Início Baixada Santista Resgate de cães em canil clandestino

Resgate de cães em canil clandestino

Uma residência na Vila Tupi, em Praia Grande, que funcionava como um canil clandestino, local onde cães de raça procriavam com destino à venda de animais, foi alvo de uma denúncia anônima nesta segunda-feira (22). O local em péssimas condições de higiene, com fezes espalhadas pelo cômodo, era um ambiente insalubre para os cachorros.

O delegado Rodrigo Martins Iotti, da Delegacia Sede de Praia Grande, foi até o local com um grupo de protetores de animais para verificar a situação e recolher os animais na manhã de segunda. “Os animais que ali se encontravam estavam numa condição de penúria, entre fezes, e sem o mínimo de cuidado necessário”, conta.

Iotti diz que, apesar de os cães não estarem visivelmente machucados, e tivessem água e comida à disposição, o local era extremamente sujo com as fezes dos animais. “A situação do ambiente de extrema sujeira. A denúncia havia sido feita há alguns dias e, nas fotos, já havia sinais de que o local estava muito sujo com fezes. Nós estivemos lá e ainda estava, ou seja, há vários dias os animais estariam vivendo naquele ambiente com todo tipo de doença”, explica.

Os animais foram recolhidos e encaminhados para um lar temporário. Ao todo, três filhotes e a mãe foram levados pelos protetores e consultados com um veterinário. “Eles foram levados à junta veterinária para ser verificada a saúde dos animais, e o proprietário foi intimado a comparecer na delegacia nesta terça-feira (23) para prestar declarações, será feito um interrogatório”, esclarece o delegado.

Apesar do flagrante, o dono dos animais não foi preso porque é necessário aguardar os lautdos atestando o estado de saúde dos animais. “Havendo, pelos laudos, constatações de que os animais estavam em situação de risco de saúde e maus tratos, aí sim o inquérito é concluído e é encaminhado para o Poder Judiciário analisar”, finaliza o delegado Rodrigo Iotti.

Fonte: Santa Portal