Início Baixada Santista INSS mantém postos abertos e com perícia na baixada santista

INSS mantém postos abertos e com perícia na baixada santista

Foto: ilustrativa

O INSS informou nesta segunda-feira (22) que o lockdown que começa nesta terça (23) na Baixada Santista não vai alterar o atendimento das agências do instituto previdenciário na região.
As unidades das cidades de Santos, Guarujá, Itanhaém, São Vicente, Peruíbe e Registro farão atendimentos de perícia médica e avaliação social, mediante agendamento.

Desde a reabertura das agências por causa da pandemia de Covid-19, iniciada em setembro de 2020, os segurados são atendidos apenas com hora marcada. A medida visa evitar aglomerações no interior das agências e evitar o contágio do novo coronavírus. Além disso, o uso de máscara é obrigatório no interior das agências e todos têm a temperatura aferida na entrada.

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, mas o INSS orienta os segurados a não se dirigirem às agências sem agendamento. Caso o segurado com agendamento não possa comparecer no dia e horário marcados é preciso ligar para o telefone 135 e reagendar o atendimento.

A maior parte dos serviços do INSS está disponível por meio do Meu INSS (no site gov.br/meuinss ou no aplicativo para celulares) ou do telefone 135. O segurado pode solicitar benefícios e serviços, tirar dúvidas e acompanhar pedidos em andamento sem sair de casa. Para agendar o atendimento em uma agência, o segurado também deve utilizar um desses canais.

ADVERTISING

NA CAPITAL
As agências do INSS na cidade de São Paulo ficarão fechadas nos dias 26, 29, 30 e 31 de março, além de 1º de abril, informou nesta segunda-feira (22) a superintendência estadual do órgão.

O fechamento dos postos cumpre decreto do prefeito Bruno Covas (PSDB), que antecipou cinco feriados no município para conter o avanço da Covid-19.

Segurados que possuem agendamento para atendimento presencial serão avisados pelo instituto sobre o cancelamento e poderão reagendar o serviço.

O instituto avisou, porém, que pode ter dificuldade para localizar pessoas que não estão com o número de telefone atualizado no seu cadastro.

O INSS orienta os segurados a não se dirigirem às agências na cidade durante esse período. O serviço Exigência Expressa, que possibilita ao segurado que já fez algum requerimento entregar cópias de documentação complementar em urnas localizadas em frente às agências, também está suspenso neste período.

Os segurados que precisarem apresentar documentação complementar nesse período podem anexar cópias digitalizadas dos documentos solicitados no portal Meu INSS.

PRINCIPAIS SERVIÇOS PELO MEU INSS
Os serviços listados abaixo são os mais procurados pelos segurados que utilizam o aplicativo Meu INSS ou utilizam o site meu.inss.gov.br

  1. Informe de rendimentos
  • Os aposentados que são obrigados a declarar o Imposto de Renda 2021 devem ter o informe de rendimentos do INSS
  • No Meu INSS, clique em “Extrato de Imposto de Renda”
  • Confira se está Ano calendário 2020
  • Clique no benefício e, depois, em “Baixar PDF”
  1. Extrato de contribuição (Cnis)
  • Para acompanhar suas contribuições ao INSS e os valores recolhidos o segurado pode clicar em “Extrato de Contribuição (Cnis)”
  • Se quiser salvar ou imprimir, clique no canto inferior direito em “Baixar PDF”
  1. Simular aposentadoria
  • Serviço que ajuda a saber quanto tempo falta para se aposentar (por idade ou tempo de contribuição)
  • O resultado vale somente para consulta e não garante direito à aposentadoria
  • Na janela “Do que você precisa?” escreva “simular aposentadoria”
  1. Agendar perícia
  • Quem busca auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria por invalidez e o BPC (Benefício de Prestação Continuada) precisa passar por perícia médica que irá avaliar sua condição
  • O atendimento é presencial e tem de ser agendado pelo 135 ou pelo Meu INSS
  • No espaço “Do que você precisa?”, escreva “Agendar Perícia”
  1. Benefícios assistenciais
  • Para pedir um Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência, Benefício Assistencial ao Idoso ou Benefício Assistencial ao Trabalhador Portuário Avulso utilize a janela “BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS (BPC)”
  1. Cumprimento de exigências
  • Para enviar documentos complementares para analisar o pedido ao benefício, clique em “Cumprimento de Exigência”
  • Envie a documentação escaneada ou fotografada com o celular, colorida e em formato PDF

Fonte: Diário do Litoral