Início Baixada Santista Praia Grande é a única cidade da baixada santista que mantém ...

Praia Grande é a única cidade da baixada santista que mantém hospital de campanha em funcionamento

Foto: ilustrativa

Ao longo da pandemia, Praia Grande vem sendo apontada como referência pelo alto índice de 97% de pacientes curados da doença e também pela estrutura disponibilizada pela Prefeitura para o enfrentamento do novo coronavírus. Atualmente, o Município se destaca como o único da Baixada Santista que mantém em funcionamento um Hospital de Campanha específico para o atendimento da covid-19.

A unidade está sediada no Ginásio Falcão, no Bairro Mirim, e conta com 60 leitos que recebem pacientes com quadros leves e moderados. O Hospital de Campanha começou a operar em maio de 2020. A Administração Municipal decidiu manter o equipamento funcionando em todas as fases da pandemia.

“A medida se mostrou correta, principalmente agora, nesta fase mais aguda da covid-19. O Hospital de Campanha é fundamental para um melhor atendimento para pessoas que contraíram a doença e precisam ficar internadas”, explicou a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini.  

O funcionamento do Hospital de Campanha ocorre no modelo operacional “porta fechada”, ou seja, a unidade recebe os casos moderados de covid-19 encaminhados pela regulação municipal. Em um primeiro momento, a população deve continuar buscando atendimento nas Usafas, no Hospital de Síndromes Gripais (anexo ao Hospital de Campanha) e unidades de Urgência e Emergência.

Hospital de Síndromes Gripais e Respiratórias – Para melhorar o atendimento de casos suspeitos da covid-19 e evitar o fluxo cruzado em outras unidades, o Hospital de Síndromes Gripais, montado anexo ao Pronto-socorro Quietude desde o início da pandemia, passou a atender em área no Ginásio Falcão, que fica na Avenida Presidente Kennedy, s/nº, no Bairro Mirim. No local está instalado também o Hospital de Campanha, porém, os espaços ficaram totalmente separados.

O equipamento conta com uma estrutura diferenciada. O Hospital para atendimentos específicos de casos de síndromes gripais e respiratórias é climatizado, dispõe de alas adulta e infantil, sendo quatro leitos adultos e três infantis, salas de medicação, soroterapia, observação, além de consultórios e sala de recepção.

Outro destaque é que o local possui área para raios-x, o que agiliza a entrega de resultados desse exame para um diagnóstico mais preciso dos médicos. Uma unidade semi-intensiva, com quatro leitos, destinada a cuidados intensos, também integra o equipamento.

“A Prefeitura de Praia Grande vem trabalhando de forma intensa para salvar vidas. A estrutura da Cidade montada para o atendimento de casos nesta pandemia vem fazendo a diferença”, comentou o secretário de Saúde Pública da Cidade, Cleber Suckow Nogueira.

Fonte: Diário do Litoral