Início Baixada Santista Mais de 12 milhões de segurados do INSS não fizeram a prova...

Mais de 12 milhões de segurados do INSS não fizeram a prova de vida

Foto: ilustrativa

Desde do início da pandemia do covid-19, mais de 12 milhões de segurados do INSS, não fizeram a prova de vida. A obrigatoriedade estava suspensa até miados deste mês, agora, voltou a valer.

O procedimento é simples, para seguir recebendo o benefício, o aposentado ou pensionista terá que se encaminhar ao banco, portando documento com foto, para se recadastrar, podendo também ser feito no caixa eletrônico.

Para evitar aglomerações, o INSS tem um calendário para a realização da prova de vida. Levando em conta o mês em que o beneficiário deveria ter feito o procedimento no ano passado. Por mais informações sobre o recadastramento, o segurado poderá ligar para a Central 135.

Em caso de vencer o prazo do recadastramento, o aposentado ou pensionista pode ir ao banco provar que está vivo. No entanto, se vencer o prazo legal, a grana é suspensa na Previdência e só uma visita à agência, com hora marcada, fará com o que benefício seja desbloqueado.

A prova de vida pode ser realizada nos guichês de atendimento da agência em que a conta foi aberta, basta apresentar um documento oficial com foto, utilizar o cartão magnético e recadastrar a senha

Em alguns casos, é possível fazer o procedimento por aplicativo para celular ou nos caixas eletrônicos.

Fonte: Diário do litoral