Início Notícias Como um avião para 134 pessoas conseguiu voar com 823?

Como um avião para 134 pessoas conseguiu voar com 823?

Foto: Divulgação

Na última semana, vários acontecimentos no Afeganistão chocaram o mundo. Diversas cenas mostram milhares de pessoas se aglomerando para conseguir sair do país por via aérea. Em um dos momentos mais críticos, um avião cargueiro C-17 Globemaster da Força Aérea dos Estados Unidos, com capacidade de transporte de apenas 134 passageiros, decolou com 823 pessoas a bordo.

Segundo Annibal Hetem, professor do curso de engenharia aeroespacial da UFABC (Universidade Federal do ABC), esse transporte acima da capacidade nominal de passageiros não ofereceu risco para a operação. Isso se deve, principalmente, ao fato de que o avião utilizado suporta o peso do número elevado de pessoas sem nenhum problema.

O Comando de Mobilidade Aérea dos Estados Unidos informou que haviam sido transportadas 640 pessoas. Essa contagem inicial não levava em consideração as crianças, e o órgão corrigiu a informação posteriormente, elevando esse número para 843 pessoas.

De acordo com a Boeing, fabricante do C-17, o modelo é capaz de transportar até 74,8 toneladas de carga. Considerando o peso médio de uma pessoa como 80 kg, a somatória de todos a bordo não teria chegado a 66 toneladas, ou seja, ainda haveria capacidade para mais nove toneladas.

O voo é seguro, mas não significa que seja confortável. As pessoas tiveram de se sentar no chão do avião, diferentemente da configuração padrão para transporte de pessoas. O avião foi projetado para ter seu centro de gravidade mais baixo em comparação com outras aeronaves, o que facilita a estabilidade do voo. Quanto aos passageiros foram colocadas fitas de um lado ao outro na parte interna do avião, onde as pessoas puderam se segurar e se apoiar.

Fonte: UOL