Início Notícias Prefeitura de Registro alerta a população após aparecimento de escorpiões na cidade

Prefeitura de Registro alerta a população após aparecimento de escorpiões na cidade

Foto: ilustrativa

Nesta segunda-feira (13), a Prefeitura de Registro, no interior de São Paulo, fez um alerta, quanto ao aparecimento de escorpiões na cidade. A administração municipal informa onde o animal tende a surgir e indica alguns cuidados aos moradores.

Desde o início do ano, 38 escorpiões foram capturados no município. A prefeitura alerta que o mais preocupante é que, após anos surgindo no bairro Alay Corrêa, próximo ao centro da cidade, o animal surgiu em três diferentes bairros. Em 2021, escorpiões foram vistos no Cecap, na Vila Nova e no Jardim Paulistano.

A prefeitura explica que, por conta dos animais possuírem hábito noturno, eles tendem a se esconder em lugares escuros como buracos, móveis, sapatos, toalhas e roupas. Quando descobertos, os animais podem, por acidente, picar o que está na sua frente.

Além disso, enfatiza a importância de não jogar lixo em terrenos baldios, para diminuir as fontes de alimento dos escorpiões, que são grilos, baratas, aranhas e outros pequenos animais invertebrados.

A administração municipal reitera que, em caso de localizar um escorpião, o indicado é entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica e Controle de Endemias pelos telefones (13) 3828-4240 ou (13) 99613-3257.

Confira cuidados e precauções:

  • Verificar calçados, roupas, toalhas e roupas de cama antes de usá-los;
  • Usar tela em ralos, pias, tanques, caixas de gordura e fossas sépticas, além de sempre mantê-los limpos;
  • Tomar cuidado com frestas;
  • Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou tiras de borracha;
  • Manter todos os pontos de energia e telefone devidamente vedados;
  • Limpar o quintal ao redor do domicílio, removendo tudo o que possa servir de abrigo para os escorpiões;
  • Verificar se há escorpião em todo material ou objeto que seja levado para dentro do domicílio, como roupas no varal, material para reformas ou gravetos para fornos.

Fonte: G1 Santos