Início Notícias Mutirão da catarata: Pacientes que perdem a visão após cirurgia; buscam por...

Mutirão da catarata: Pacientes que perdem a visão após cirurgia; buscam por justiça

Foto: ilustrativa

Em um mutirão realizado em julho de 2017, no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Praia Grande, na baixada santista. Três idosos passaram por cirurgias de catarata com a esperança de voltarem a enxergar como antes. Porém, todos perderam parte da visão no procedimento cirúrgico. Agora, os pacientes decidiram levar o caso à Justiça.

Segundo os idosos, mesmo depois de passarem por tratamentos, novas operações e até tentativas de transplante de córnea, não tiveram evolução clínica e, em meio à sensação de perda de liberdade, eles cobram a punição dos responsáveis.

Os idosos separaram documentos e o advogado entrou com uma ação alegando que houve erro médico por parte do profissional que fez as cirurgias. Levando em conta que o Governo do Estado, também responderão por isso.

Em nota, a Fundação do ABC afirmou que não houve erro médico e relata que o AME Praia Grande realiza média de 150 cirurgias de catarata por mês com equipe profissional altamente especializada, mestres e professores universitários, com resultados excelentes há mais de 10 anos.

O AME Praia Grande continua prestando assistência integral. Um dos pacientes, inclusive, realiza procedimento pré-operatório para realização de transplante de córnea. A Fundação do ABC e o AME Praia Grande afirmam que lamentam profundamente a situação, mesmo com todos os esforços dispensados, e que seguem à total disposição dos pacientes.

A Secretaria de Estado da Saúde afirmou em nota, que está à disposição para prestar os esclarecimentos necessários. Alegando que o AME realizou os procedimentos seguindo todos os protocolos desde o pré-operatório, com cirurgias sem intercorrências e acompanhamento no pós-operatório.

Fonte: G1 Santos