Início Baixada Santista Moradores ficam ilhados em diversos bairros da Baixada

Moradores ficam ilhados em diversos bairros da Baixada

Uma manhã de caos na Baixada Santista. Diversos pontos de alagamento em vários bairros da região. Os pontos de alagamento foram registrados, até o momento, em Bertioga, Cubatão, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Guarujá, São Vicente e Santos.

A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta com a previsão de chuvas fortes e contínuas entre domingo (6) e terça-feira (8) para a região. A expectativa é que chova entre 135 mm e 155 mm nesse período.

A prefeitura de Santos informou que que os morros estão em estado de atenção. Em razão das chuvas, a Av. Nossa Senhora Fátima foi interditada em ambos os sentidos, no trecho em ruas Bóris Kauffmann e Ana Santos. Foram efetuados bloqueios: sentido Santos/São Vicente na subida do Elevado Paulo Gomes Barbosa e no São Vicente/Santos, na R. Julia Ferreira.

Há alagamentos também na Praça Washington, que está bloqueada. Há problemas com semáforos intermitentes nos seguintes pontos: canal 1 x Euclides da Cunha, Av. Conselheiro Nebias x Av. São Francisco, Av. Mário Covas x Amélia Leuchtemberg e Av. Afonso Pena x canal 6. Uma equipe de manutenção semafórica está nas ruas para a realização dos reparos.

Também na Av. Francisco Glicério com a Av. Senador Feijó, o semáforo está inoperante devido a acidente. O equipamento é integrado ao sistema do integrado ao VLT e a operadora já foi acionada.

Por volta de 6h, um alagamento atingiu a Rodovia dos Imigrantes, na altura do km 65, próximo ao município de São Vicente. No momento, as faixas 01 e 02 estão alagadas com veículos transitando lentamente. Há congestionamento do km 70 até o km 65, sentido norte. A equipe da concessionária Ecovias está no local, auxiliando na operação.

A Prefeitura de São Vicente informou, por meio da secretaria de Defesa e Ordem Social (Sedos), informou que, devido à chuva intensa, diversas ruas apresentam pontos de alagamento.

Por isso, a recomendação da prefeitura é que veículos de passeio evitem os seguintes locais: acessos 65 e 67 da Rodovia dos Imigrantes; Avenida Castelo Branco; Avenida Penedo (Linha Azul); Rua Polydoro Bittencourt, que dá acesso à Praia Grande; acesso ao conjunto Tancredo Neves pela Rua Frei Gaspar; Rua Mascarenhas de Moraes; Descida do Viaduto Mário Covas (Bitaru); Rua Tibiriçá (trecho da Avenida Presidente Wilson); Rua Lourival Moreira do Amaral e Avenida Marcehal Deodoro, altura do viaduto da Av. Antônio Emmerich.

A Prefeitura de Praia Grande informou que a Defesa Civil da Cidade está atualmente em estado de atenção e que todas as equipes do setor estão realizando vistorias. Um semáforo na Avenida Presidente Kennedy, no Maracanã, encontra-se piscante por causa dos efeitos da chuva, tendo acompanhamento de agentes de trânsito durante a manutenção. Além disso, pontos de possíveis acúmulos de água estão sendo escoados pelo sistema de drenagem municipal no momento. O índice pluviométrico das últimas 72 horas foi de 150 mm e das últimas 24 horas de 135 mm.

A prefeitura de Cubatão confirmou que há pontos de alagamentos na cidade, contudo, conforme a Defesa Civil, não foram reportadas ocorrências. O município registrou um acumulado de chuva de 47,6 mm na região central e 43,3 mm no alto da Serra do Mar nas últimas 24 horas.

A Defesa Civil de Guarujá informou que até o acumulado das últimas 24 horas chegou a 60,8 milímetros. Por enquanto, foi registrada a queda de uma árvore de médio porte na região do viaduto Florisberto Mariano, no trecho que liga a Avenida Adhemar de Barros à Avenida Santos Dumont, no Santo Antônio. A cidade está em estado de observação.

Em Bertioga, o registro de alagamento foi próximo à Escola Municipal José de Oliveira Santos, no Jardim Rio da Praia. Um veículo que ficou parado na chuva. De acordo com a Defesa Civil, foram registrados 182 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. O órgão municipal está realizando vistorias nas áreas de maior vulnerabilidade.

Já em Itanhaém, o registro de alagamento foi no bairro Vila Loty. A prefeitura informou que não existe registro de ocorrência em razão das chuvas no município. Segundo a Defesa Civil, foram registrados 71 mm de chuvas.

Em Mongaguá, a forte chuva alagou a Avenida Monteiro Lobato. O acumulado de chuvas, segundo a prefeitura, nas últimas 24h foi de 121 mm.