Início Guarujá Prefeito Válter Suman terá que usar tornozeleira eletrônica

Prefeito Válter Suman terá que usar tornozeleira eletrônica

Válter Suman é apontado como membro de uma organização criminosa que desviava recursos fraudando contratações públicas

A Justiça Federal determinou que o prefeito afastado de Guarujá, Válter Suman (PSDB), use tornozeleira eletrônica. Ele e a esposa, Edna Suman, são apontados pela Polícia Federal como chefes de uma organização criminosa que desviava recursos fraudando contratações públicas.

De acordo com os desdobramentos da Operação Nácar, da PF, essa quadrilha praticou crimes como corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos. O ex-secretário de Educação, Marcelo Nicolau, e outros agentes políticos de Guarujá seriam os operadores do esquema.

A PF chegou a pedir a prisão preventiva de Válter e Edna Suman, Nicolau e outros cinco investigados. Mas o desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Nino Toldo, negou, optando por medidas cautelares. Além do afastamento do prefeito do cargo e do monitoramento por meio da tornozeleira eletrônica, eles terão de entregar os passaportes e estão proibidos de entrar na Prefeitura, entre outras determinações.

Todos os investigados estão proibidos de se comunicarem entre si, exceto familiares, como o prefeito afastado e sua esposa.

Fonte: BS9