Início São Vicente Baixada é História: Jacob e Antonio Emmerich, pai e filho que marcaram...

Baixada é História: Jacob e Antonio Emmerich, pai e filho que marcaram o desenvolvimento de São Vicente

Jacob Emmerich (pai) e Antonio Emmerich (filho) ajudaram no desenvolvimento do transporte em São Vicente

Jacob Emmerich, uma rua importante em nossa cidade que corta o centro da cidade e onde também se localizam o Fórum, a Associação Comercial e a Câmara Municipal de São Vicente.

Agora, quem foi Jacob Emmerich? Ele nasceu na Alemanha e se mudou para a região casando-se com a sra. Filipina Kinitel, ou somente, Dona Filipa em Santos. Sr. Jacob foi uma pessoa muito generosa e chegou a doar a Prefeitura a cachoeira do Votoruá.

Ele foi um dos pioneiros no estabelecimento de linhas de bondes por tração animal, sobre trilhos de ferro, entre São Vicente e Santos. Em 10 de novembro de 1873 foi firmado um acordo no Palácio do Governo entre o Governo da Província e os Srs. Jacob Emmerich e Henrique Ablas para o estabelecimento de uma linha de bondes por tração animal sobre trilhos de ferro entre a cidade de Santos e São Vicente.

Linha de bondes por tração animal sobre trilhos de ferro entre Santos e São Vicente.

Graças a iniciativa de Emmerich, São Vicente teve o seu trenzinho movido a vapor, com oficinas próprias e sua estação, que funcionaram onde está hoje a Praça Barão do Rio Branco. Tiago e seus irmãos Henrique, José, Antonio, João e Adão, se movimentaram, formando uma equipe de trabalho, sob a orientação do primeiro.

Jacob Emmerich faleceu no dia 24 de junho de 1881 com mais de 70 anos de idade.

Antonio Emmerich, filho de Jacob Emmerich, deu seu nome a uma das mais importantes avenidas da cidade que corta a cidade do centro a divisa da cidade de Santos (via Matadouro).

Entrando na Estação Emmerich, a máquina elétrica Progresso nº 1

Filho de Jacob Emmerich e de Filipina Kinitel, nasceu em 10 de julho de 1844. Moraram em uma casa que dava saída para a atual Praça 22 de Janeiro, onde tinha sua pequena oficina de carpintaria com algumas maquinas e tornos para uso interno e para amigos. Foi um ardoroso Abolicionista e fez parte da importante comissão pela Câmara de Santos para discutir o assunto.

Em 1871, foi proprietário de um bar e restaurante em Santos. Exerceu em 1855 a gerência da Empresa Carris de Ferro para a Vila de São Vicente. Em 1877 fazia parte do corpo de jurados, na Comarca Santista. Em 1900 fez parte da Comissão para a inauguração do Monumento Comemorativo do IV Centenário da Descoberta do Brasil. Tomou parte na Comissão de reforma da Matriz onde auxiliou na arrecadação de valores e na conclusão da obra.

Em 1901, foi nomeado sub-Delegado de Polícia de São Vicente, pelo Governo do Estado. Em 1902 era componente do Conselho da Sociedade União Operária de Santos. Também exerceu os cargos de Intendente Municípal e Vereador em São Vicente.

Antonio Emmerich foi casado com a Sra. Alexandrina Lopes dos Santos e ele veio a falecer no dia 21 de agosto de 1916.

Fonte: Baixada na Rede