Início Notícias Jovem que só comia e jogava videogame, perde quase 30 kg e...

Jovem que só comia e jogava videogame, perde quase 30 kg e vira campeão de jiu-jitsu

Foto: Arquivo Pessoal

A transformação na vida de Bruno Acacio Camargo de 17 anos, de Praia Grande, na Baixada Santista, aconteceu em aproximadamente quatro anos. Ao perdeu quase 30 kg e deixou para trás um quadro de obesidade com risco de morte, para se tornar lutador profissional de jiu-jitsu. A decisão gerou bons resultados, uma vez que já coleciona medalhas em torneios nacionais e internacionais da modalidade.

O jovem, chegou a pesar 120 kg, com 40% de gordura no corpo. Atualmente, pesa 95 kg, e possui apenas 12% de gordura no índice corporal.

“Eu era sedentário. A minha vida era jogar videogame, ir para a escola e comer. Não fazia nada além disso. Fiz alguns exames e fui diagnosticado com obesidade. A médica os analisou e disse que, se eu continuasse assim, correria risco de morte. Foi um choque na hora, afinal, ninguém está preparado para ouvir isso. Mas, entendi, e decidi mudar”, explica Camargo.

O jovem foi apresentado às artes marciais, em 2018. Iniciou sua trajetória esportiva na Seikan Artes Marciais, na cidade onde mora.

Hoje, é acompanhado por uma equipe de profissionais, que vão desde nutricionistas e preparadores físicos até a tutela de Leandro Lesma, seu professor e atleta campeão mundial ‘Master’ de jiu-jitsu. Camargo, inclusive, já tem a carreira amparada por uma agência internacional, a Green Flag.

A decisão pela modalidade, segundo o atleta, é para toda a vida. “Pretendo levar a luta para a frente. Quero viver disso. Sou apaixonado pelo jiu-jitsu”, conclui.

O jovem colecionou bons resultados em todos os seus anos de carreira. Foi medalha de ouro no Mundial da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (2018); foi vice-campeão na Copa SP da Federação Paulista de Jiu-Jitsu (2019); bronze no Mundial da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (2021) e ouro na Copa SP da Federação Paulista de Jiu-Jitsu (2022).

Fonte: G1 Santos