Início Baixada Santista Mais de 1.500 veículos são fiscalizados por transporte irregular de passageiros, em...

Mais de 1.500 veículos são fiscalizados por transporte irregular de passageiros, em Praia Grande

Operação Hermes, que fiscaliza a entrada irregular de ônibus e micro-ônibus na Cidade, continua sendo realizada em Praia Grande

A Operação Hermes, que fiscaliza a entrada irregular de ônibus e micro-ônibus na Cidade, continua sendo realizada em Praia Grande. Desde dezembro de 2021, quando as ações foram intensificadas, até o último domingo (24), 1.503 veículos foram abordados e, destes, 281 foram autuados e 160 apreendidos. Durante os trabalhos, são realizadas blitze com equipes do setor de Transporte, Trânsito e Segurança Municipais, além da Polícia Rodoviária e a Artesp nos principais pontos da Cidade.

A intenção do trabalho é evitar irregularidades e fomentar o comércio local, coibindo o chamado “turismo de um dia” ou o fretamento desordenado de passageiros. A novidade da edição 2021/2022 da Operação Hermes é que a ação passou a contar com o auxílio do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), que monitora através das câmeras municipais a entrada deste tipo de veículo.

Em Praia Grande, a entrada de veículos de fretamento turístico é permitida somente para quem possui estadia comprovada em estabelecimentos hoteleiros e similares. A autorização só pode ser solicitada pelo próprio estabelecimento hoteleiro e o pedido deve ser feito com, no mínimo, três dias úteis de antecedência.

As autorizações somente serão concedidas a pessoas jurídicas dotadas de estacionamento próprio ou indicação de estacionamento previamente autorizado pela Prefeitura. E a intenção é que todos os ônibus, micro-ônibus e vans turísticas sejam abordados durante a operação e caso seja constatada a irregularidade, ficarão sujeitos às sanções legais.

De acordo com o secretário de Transporte de Praia Grande, Leandro Avelino, responsável pela coordenação da ação, a operação é muito importante para manter a ordem e segurança viária na Cidade. “Como Praia Grande é um dos principais destinos turísticos no País, essa organização é muito importante para que não haja transtornos nem para os visitantes, nem para os moradores. A intenção é evitar estas irregularidades e, também, fomentar o comércio local”.

Fonte: www.diariodolitoral.com.br