Início Baixada Santista OAB de São Vicente propõe implantação de câmeras portáteis nos policiais da...

OAB de São Vicente propõe implantação de câmeras portáteis nos policiais da Região

OAB de São pede implantação de câmeras portáteis em policias civis e militares da região

Antes de falecer repentina e prematuramente esta semana, o então presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Vicente, o advogado Eduardo Kliman, solicitou ao secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, João Camilo Pires de Campos, informações sobre a possibilidade de implantação de câmeras operacionais portáteis nos uniformes do policiais civis e militares de São Vicente e região.

Kliman atendeu o pedido do advogado Rui Elizeu de Matos Pereira, membro da Comissão de Direitos Humanos (DH) da OAB vicentina, preocupado com a criminalidade e com operações e incursões policiais que vêm ocorrendo há meses nas comunidades mais carentes de São Vicente.

Segundo Rui Pereira, o pedido se justifica diante de inúmeros casos de letalidade policial em bairros mais distantes e humildes da Cidade, tanto na área insular como na continental, resultando em apurações inconclusivas e gerando a “lei do silêncio”.

“Há receio de retaliações em relação a quem testemunha as ações, prejudicando a verdade, a justiça e consagrando a impunidade a policiais, com numerosos casos em que se verifica grande dificuldade de apuração das mortes”, revela o advogado.

EFICÁCIA

Segundo Rui Pereira, as câmeras nas fardas dos policiais, diferente do que muitos políticos gostam de propagar (que expõe o policial), já demonstraram eficácia na grande diminuição de mortes pela polícia e são ferramentas de justiça, visto que registram a realidade dos fatos e não as versões oficiais, preservando a verdade e protegendo o bom policial que segue a lei.

“Falar que as câmeras atacam a privacidade do policial demonstra desconhecimento sobre segurança pública e que o policial, quando de serviço, no momento de uma operação, está exercendo conduta pública, representa o Estado. Ele não está em casa vendo TV com a esposa”, explica em relação a fala de alguns políticos.

Ele continua: “qual seria o real motivo de discursos contra as câmeras? Que privacidade defendida é esta que protege o obscuro, o escondido, o fato incapaz de ser esclarecido? As câmeras registram possíveis retaliações, ameaças, apavoramentos e outros. Será que se os equipamentos estivessem em uso, nos último dois ou três anos, teríamos tantos casos de incursões estranhas não esclarecidas, não comprovadas, com resultados trágicos como o da conhecida Chacina do Caixetas, em 2019?”.

PROPORÇÃO

O advogado diz ainda que é notório que a Baixada Santista é mais violenta proporcionalmente do que a Grande São Paulo, onde o equipamento já se encontra em uso, representando resultados benéficos para a sociedade.

Matos Pereira lembra que o Jornal Nacional, da TV Globo, mostrou recentemente que o uso de câmeras contribui para a redução de 78% das mortes de policiais em operações e que a própria Polícia Militar reconhece que a queda se deu por conta, entre outras coisas, das câmeras nos uniformes. “De 18 policiais mortos em 2020, no ano seguinte (2021), o número baixou para quatro”.

Ressalta que o Portal Conjur e a Folha de São Paulo informaram que a letalidade decorrente de incursões policiais, após o uso das câmeras, caiu 85%. Na Rota – a unidade mais letal da PM – a diminuição foi de 89%.

Fonte: Baixada na Rede/Diário do Litoral