Início Notícias Pesquisa aponta crescimento de 40% nos casos de depressão no Brasil

Pesquisa aponta crescimento de 40% nos casos de depressão no Brasil

Foto: Reprodução

A incidência do diagnóstico de depressão cresceu 40% no Brasil, segundo um levantamento realizado pela Vital Strategies, organização global de saúde pública, e pela UFPel (Universidade Federal de Pelotas).

A pesquisa ouviu 9.004 pessoas de todas as regiões do país com idade entre 18 anos e 65 ou mais. O levantamento indicou maior prevalência dos casos de depressão em mulheres, grupo que registrou um aumento de 39,3% no número de diagnósticos. Além disso, a recorrência da doença foi maior na região Sul do país.

Destacando que no período pré-pandemia a depressão era mais frequente no grupo com idade igual ou maior que 65 anos, cenário que sofreu mudança significativa no primeiro semestre deste ano, quando foi observada prevalência semelhante no número de diagnósticos em quase todas as faixas etárias. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou, em um relatório científico, que a crise da Covid-19 impediu de maneira significativa o acesso aos serviços de saúde mental, o que levou a um aumento global de 25% nos casos de ansiedade e depressão.

Fonte: R7