Início Notícias Butantan busca voluntários para testes da vacina da chikungunya

Butantan busca voluntários para testes da vacina da chikungunya

Foto: Reprodução/TV Globo

O Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com entidades como Instituto Autoimune, buscam recrutar 750 voluntários, em todo o Brasil, adolescentes de 12 a 17 anos para participar de um estudo para ajudar no desenvolvimento de uma vacina contra a chikungunya, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Todos os inscritos passarão por uma triagem antes dos testes.

As inscrições dos interessados acontecem pela internet. Também é possível entrar em contato com os pesquisadores pelo telefone (81) 3416-7967 e pelo WhatsApp (81) 99398-3026.

A vacina foi desenvolvida pela Valneva, indústria farmacêutica da Áustria. Ela utiliza vírus enfraquecidos. Logo que é aplicada, induz o organismo a produzir anticorpos, mas sem provocar a doença.

Podem participar dos testes adolescentes que não tenham doenças pré-existentes, as comorbidades. Segundo os pesquisadores, esses jovens não podem ter as seguintes características:

  • gestantes, tentando engravidar ou amamentando;
  • condição clínica não controlada, instável ou histórico de artrite e artralgia;
  • e estar fazendo terapia imunossupressora, como corticoides ou tratamento por radioterapia.

Os voluntários podem fazer parte de grupos distintos: aqueles que já tiveram a doença ou os que nunca contraíram Chikungunya. É preciso preencher o formulário disponível na página da pesquisa.

Aqueles que se enquadrarem nos critérios necessários para receber a vacina serão contatados pela equipe da pesquisa para finalizar o agendamento.

Dez centros de pesquisas no país vão testar a vacina para que ela seja submetida à aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Fonte: G1