O calçadão da Praia da Aparecida amanheceu lotada de bandeiras estáticas, que é proibida pela justiça eleitoral, com propaganda do candidato ao governo do estado Rodrigo Garcia (PSDB). As bandeiras, centenas delas, puderam ser vistas em praticamente toda a orla santista e de São Vicente.
Muitas pessoas ficaram indignadas com o abuso eleitoral e financeiro desse candidato. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral é proibido o uso de bandeiras estáticas (fixas) e a utilização desse tipo de propaganda é crime eleitoral passível de multa.
O TSE destaca que o objetivo da norma é preservar a segurança e a mobilidade urbana. “As bandeiras permitidas pela legislação eleitoral são aquelas removíveis e que não causam perigo aos transeuntes ou aos veículos que trafegam nas ruas. No caso dos autos, as bandeiras, ainda que móveis, colocam em risco os motoristas e transeuntes, haja vista que efetivamente atrapalham a visibilidade dos condutores e das pessoas que trafegam na via e na ciclofaixa mostrada, notadamente em dias com maior incidência de vento.”
Sr. Osvaldo reclama indignado: “Incomoda o transeunte e principalmente no domingo que tem muita gente caminhando na praia.”.
Dona Neide ressalta: “Um absurdo, além de obstruir a calçada. Ambulante não podem usar o espaço, agora eles podem fazer propaganda. É uma falta de respeito com as pessoas, com a comunidade.”.
Morador próximo ao local, sr. Ademir disse: “Infelizmente essa é a velha politica, precisamos saber votar para que esse tipo de abusa não ocorra em nossa cidade.”.
Procurada, o comando de campanha do candidato do PSDB, Rodrigo Garcia, não se manifestou até o momento.
Fonte: Baixada na Rede