Início Notícias Funcionários bloqueiam avenida e ateiam fogo em pneus em protesto contra fechamento...

Funcionários bloqueiam avenida e ateiam fogo em pneus em protesto contra fechamento de creche em São Vicente

Foto: Reprodução

Manifestantes atearam fogo em pneus e bloquearam a avenida Vereadora Angelina Pretti da Silva, na Área Continental de São Vicente, na Baixada Santista, na manhã desta terça-feira (6). Eles são contra o fechamento de unidade escolar. Segundo a Prefeitura de São Vicente, o local está em condições precárias.

A creche Tia Regina Nascimento está sob notificação de fechamento desde o início deste ano, segundo Christiane Íris, proprietária da unidade escolar. Ela diz que tentou contato com a prefeitura para resolver o problema, porém, nenhuma delas foi bem sucedida e a administração municipal teria parado de pagar o aluguel do imóvel. Na última segunda-feira (5), um caminhão foi enviado à creche e a mobília da escola foi retirada.

Em resposta ao despejo, os funcionários do local e alguns moradores bloquearam um dos sentidos da via com cartazes e pneus em chamas. A mobilização causou congestionamento durante 45 minutos, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana. A Polícia Militar também foi acionada e negociou a saída dos manifestantes da avenida.

De acordo com a atual proprietária e ex-coordenadora, ela teria proposto arrumar uma sala por mês, por diversas vezes tentou resolver a questão, porém, o gabinete da prefeitura nunca foi aberto para o diálogo. Enquanto isso, ela afirma que a escola foi se deteriorando cada vez mais. “Queremos uma resposta”, ressalta.

Por meio de nota, a Prefeitura de São Vicente disse que o imóvel onde funcionava a creche está em condições precárias e não possui o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). A unidade escolar ainda estaria totalmente fora dos padrões de qualidade que a atual gestão municipal exige.

“A Seduc esclarece ainda que todas as tentativas de solução junto à proprietária do imóvel foram em vão e, por isso, todas as 30 crianças da creche foram transferidas para unidades próximas, sem qualquer prejuízo”, finalizou.

Fonte: G1 Santos