Início Notícias Técnico japonês se curvou para a torcida após a eliminação na Copa:...

Técnico japonês se curvou para a torcida após a eliminação na Copa: qual o significado?

Foto: Reprodução

O Japão até sonhou com uma campanha histórica na Copa do Mundo do Catar, mas caiu diante da Croácia, nas oitavas de final. Após a eliminação sofrida nas penalidades, o técnico japonês Hajime Moriyasu fez reverência aos torcedores.

A reverência – também chamada de “arco” ou “ojigi ” – é um dos aspectos mais importantes das relações interpessoais dos japoneses, cuja cultura é pautada em cima do respeito ao próximo.

Um dos motivos dos japoneses se curvarem é que no país as saudações e despedidas não têm apertos de mão, beijos ou abraços, como em muitos outros países. Outro é demonstração de respeito – a reverência pode significar agradecimento ou até pedido de desculpas.

O ângulo do “ojigi” também tem significados – quanto menor, mais informal é a situação. No caso do técnico Hajime Moriyasu, os 45º significam o jeito mais formal, que pode representar também também um forte pedido de desculpas pela eliminação na Copa.

A torcida japonesa, mais uma vez, foi um personagem à parte na Copa do Mundo. Considerada por muitos como a mais carismática do Mundial, ela deu aulas de educação ao limpar o lixo deixado nas arquibancadas após as partidas.

Dentro de campo, o Japão surpreendeu ao vencer Espanha e Alemanha, passando em primeiro lugar do seu grupo. Mas contra a Croácia, o time foi mal nas penalidades e deu adeus à Copa.

Fonte: Ge