Depois de dois anos sem contar com formato presencial em razão da pandemia da Covid-19, a tradicional Encenação da Fundação da Vila de São Vicente voltará a ser apresentada ao público em 2023 e terá formato diferenciado, aproximando ainda mais os espectadores da arte e ficando mais tempo no Município.
Ao todo, cinco coletivos artísticos apresentarão os espetáculos em praças públicas de bairros da Cidade, a serem definidos. Cada coletivo oferecerá oficinas gratuitas com a finalidade de garantir a participação da comunidade a partir de fevereiro do ano que vem.
A “Encenação da Fundação da Vila de São Vicente – Edição Especial de 40 anos” será realizada em um bairro escolhido a cada mês, entre os meses de maio e julho de 2023, com um espetáculo por bairro, sendo duas sessões em um mesmo final de semana.
A definição dos coletivos artísticos da Baixada Santista que dirigirão o espetáculo ocorrerá através de edital de concurso cultural lançado nesta quinta-feira (14) e publicado no Boletim Oficial do Município (BOM), em duas modalidades.
A primeira modalidade contempla os cinco grupos, no valor de R$ 80 mil, que deverão ser gastos na produção do espetáculo.
A segunda modalidade é destinada a produtores culturais, no valor de R$ 100 mil, montante que será utilizado pelos vencedores do certame para a divulgação e registro dos espetáculos, prevendo as seguintes necessidades: filipetas, divulgação, gravações, fotos, fotolivros e registros dos participantes.
A expectativa da Secretaria de Cultura (Secult) é que cerca de 1.000 pessoas assistam ao espetáculo da “Encenação da Fundação da Vila de São Vicente – Edição Especial de 40 anos” por dia, totalizando aproximadamente 10 mil espectadores nos locais das apresentações, além de milhares que acompanharão através de transmissões via internet e possíveis transmissões televisivas.
Fonte: Diário do Litoral