Início Notícias Pesquisa revela resíduos de agrotóxicos em papinhas industrializadas para bebês

Pesquisa revela resíduos de agrotóxicos em papinhas industrializadas para bebês

Foto: Wesley Justino/EPTV

A Unicamp realizou uma pesquisa em 50 amostras de papinhas industrializadas para alimentação de bebês e encontrou 21 resíduos de agrotóxicos. A quantidade encontrada é baixa e inferior aos patamares permitidos na Europa. Porém, especialistas indicam a necessidade do Brasil também regulamentar o limite.

Realizado em Campinas e na Espanha, o estudo da engenheira de alimentos Rafaela Prata foi publicado na revista Food Control no final do ano passado. Ao todo, ela encontrou resíduos das substâncias tóxicas em 67% das 50 amostras analisadas.

Na Europa, a legislação existe desde 2006. Especialista em direito médico, Gabriela Rodrigues afirma que a legislação vigente no Brasil é rígida, mas precisa ser atualizada.

“Existe uma legislação rígida sobre a quantidade de agrotóxicos encontrados em qualquer alimento, e existe uma portaria do Ministério da Saúde falando sobre papinha de neném. Só que ela não regulamenta a quantidade de agrotóxico, ela diz que tem que ter a quantidade prevista na legislação para cada alimento”.

Fonte: G1