Início Notícias Câmara Municipal de São Vicente recebe comitiva de Naha

Câmara Municipal de São Vicente recebe comitiva de Naha

Comitiva de Naha com o vereador Jhony Sasaki, Cônsul Ryosuke Kuwana e prefeito de Naha Satoru Chinen e presidente do legislativo de Naha Yoshitaka Nohara e banda da PM

Os vínculos com a cidade japonesa foram reafirmados em uma sessão solene histórica conduzida pelo vereador Jhony Sasaki que concedeu o Título de Cidadão vicentino ao Satoru Chinen prefeito de Naha e ao Yoshitaka Nohara, presidente do Legislativo.

O convênio entre cidades celebra 45 anos de irmandade, o autor da outorga foi o ex-prefeito Koyu Iha, que durante a sua fala na cerimonia destacou a importância da continuidade do intercâmbio entre as cidades. Segundo ele durante esses 45 anos a maioria dos professores que participaram deste programa foram funcionários públicos sem ascendência japonesa e que tiveram a oportunidade de se apaixonar por outra cultura através deste convênio que possibilita o envio de professores de São Vicente para a cidade de Naha.

A primeira Câmara das Américas teve a honra de receber pela primeira vez a visita do Cônsul Geral do Japão, senhor Ryosuke Kuwana, que veio a convite do vereador Jhony Sasaki, assim como outras personalidades e lideranças da colônia japonesa. Até o momento não havia registro da presença de um Cônsul em uma sessão na Câmara de São Vicente. Durante a cerimonia o vereador agradeceu o ex-prefeito Koyu Iha, pela autoria do convênio firmado há 45 anos.

O vereador Jhony Sasaki, relembrou que a a ilha de Okinawa foi devolvida ao Japão em 1972 após quase três décadas de ocupação militar americana e logo em seguida São Vicente firmou o convênio de cidades irmãs simbolizando um ato de paz mundial. ” Esse gesto transcende os oceanos e o tempo”. Tenho que ressaltar que este ano comemoramos também 115 anos de imigração japonesa no Brasil, nossos laços são profundos e amistosos com a terra do sol nascente. Meu coração é metade brasileiro e a outra metade japonês. Disse o vereador Jhony Sasaki durante seu discurso.

Kayo Amado exaltou a importância do intercâmbio entre as cidades de São Vicente e Naha e completou dizendo que a cidade japonesa tem muito para compartilhar da sua experiência na educação pública com São Vicente.

Os deputados estaduais Caio França e Paulo Correia Jr, assim como a ex-deputada federal Keiko Ota, o vereador de Santos Paulo Miyashiro e os vereadores de São Vicente Jatobá ,Castelinho e o presidente da Câmara vicentina Adilson da farmácia marcaram presença. Personalidades e entidades da colônia japonesa prestigiaram o evento. Renato Ishikawa presidente do Bunkyo de São Paulo, elogiou a organização da sessão solene.

Muitos funcionários da Câmara Municipal, classificou essa sessão solene como a melhor realizada até o momento.