Nesta quinta-feira (21), um caminhão guindaste tombou sobre oito casas em Guarujá, no litoral de São Paulo. O incidente foi registrado por uma câmera de monitoramento da região . Felizmente, não houve vítimas. A Prefeitura informou que 28 pessoas estão agora desalojadas.
O ocorrido teve lugar na tarde de quarta-feira (20), na Rua José Brito, no bairro Jardim Progresso, no distrito de Vicente de Carvalho. Segundo o Corpo de Bombeiros, a queda ocorreu durante um serviço em uma torre de transmissão.
As imagens mostram a torre sendo movida pelo guindaste em um terreno. Subitamente, o equipamento começa a tombar. Em menos de 10 segundos, o guindaste cai e, com o peso, tomba o caminhão que estava estacionado na calçada.
No vídeo, é possível notar a reação das pessoas, que se assustaram e fugiram no momento da queda. O incidente aconteceu pouco antes das 17h30 e chamou a atenção dos moradores da região.
Em relação aos danos, o caminhão tombado permanece no local na manhã desta quinta-feira (21), e o plano para sua remoção ainda está sendo planejado. A Prefeitura de Guarujá informou que a Defesa Civil enviou um engenheiro ao local para avaliar os danos estruturais, e uma análise técnica sobre a condição das residências será realizada ainda hoje.
No total, 11 famílias, com um total de 28 pessoas, foram desalojadas. Destas, 24 foram acolhidas por familiares e amigos. Quatro moradores optaram por permanecer em suas residências, assinando termos de responsabilidade. Segundo a Prefeitura de Guarujá, esses moradores vivem em imóveis menos afetados e decidiram permanecer em cômodos nos fundos dos terrenos, em áreas consideradas seguras.
Fonte: g1