Início Baixada Santista Robalo é pescado e com lacre preso na cabeça e morre

Robalo é pescado e com lacre preso na cabeça e morre

Animal ainda estava vivo quando inusitadamente foi pescado com plástico na cabeça. Instituto Biopesca está averiguando a quantidade plásticos nos mares.

Um robalo (Centropomus parallelus) foi descoberto com um anel de plástico redondo preso na sua cabeça na cidade de Praia Grande, localizada no litoral de São Paulo. Segundo informações recebidas nesta segunda-feira (9), o peixe foi capturado em uma rede de pesca.

O pescador relatou ao Instituto Biopesca (IBP) que lançou a rede ao mar e encontrou o robalo entre as capturas. Infelizmente, o animal foi entregue ao Instituto já sem vida, mas o pescador afirmou que o peixe estava vivo no momento da captura.

De acordo com o IBP, o peixe, que media aproximadamente 30 centímetros, estava com um “lacre plástico branco de cinco centímetros preso ao seu corpo, possivelmente originário de alguma embalagem”. Quando questionados sobre a origem do lacre, a equipe do Instituto não conseguiu identificá-la.

O robalo está sendo mantido congelado em um local apropriado, pois o Instituto planeja utilizá-lo como exemplo para conscientizar sobre o problema dos plásticos nos oceanos. Nas redes sociais, o Biopesca fez uma publicação para destacar essa questão.

“Esse caso é mais um dos que comprova a enorme quantidade de plástico presente nos mares e oceanos e reforça a previsão de que haverá mais desse material do que peixes nos oceanos em 2050, ou seja, daqui a 27 anos. Pouquíssimo tempo”.