Um motorista, de 36 anos, foi homenageado nas redes sociais por ter socorrido um idoso, de 69, com crise convulsiva dentro do ônibus até uma unidade de saúde em São Vicente, na Baixada Santista. O condutor do coletivo Welligton Batista dos Santos disse que ficou surpreso com a repercussão do caso nas redes sociais.
Welligton dirigia a linha 948 e estava na Avenida Antônio Emmerich no momento em que os passageiros pediram para que ele parasse o ônibus. Em seguida, um homem sugeriu que ele seguisse até a Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima ao local.
Ele contou que o idoso aparentava ter desmaiado, pois estava com a boca aberta, os olhos fechados e estava babando por causa da convulsão. “Me avisaram e o que veio na cabeça foi isso, tentar salvar a vida dele”.
Assim que chegou na UBS, o motorista soube que não conseguiriam atender o idoso, no entanto, duas moças pegaram uma cadeira de rosas para colocá-lo e aferiram a pressão dele enquanto aguardavam a chegada de uma ambulância.
Ele ressaltou que é padrão da empresa acionar o resgate quando passageiros passam mal dentro do ônibus. “Fizeram os primeiros socorros. Foi muito rápido e acho que foi por isso que graças a Deus ele está bem”.
Apesar de ter agido rápido, Welligton disse que ficou nervoso com a situação, que já havia ocorrido outras vezes, mas não tinha sido compartilhada nas redes sociais. “Poderia ser com um parente meu, com qualquer um, comigo mesmo, então a gente só quer salvar a vida”.
Welligton trabalha como motorista de ônibus há 16 anos. Após o gesto, os passageiros comentaram que iriam elogiá-lo, mas pensou que seria à empresa e não nas redes sociais. “Fiquei surpreso, feliz pelo reconhecimento”. Ele segue o exemplo do pai, que também era condutor da empresa.
Ele contou, ainda, que soube que o idoso o procurou para agradecer, mas não estava trabalhando e, por isso, não o encontrou. “Espero que isso contagie outros motoristas a prestarem bom atendimento porque o cliente é que sustenta a empresa, então acho que temos que nos colocar no lugar do outro”.
Assim que chegou ao local, a equipe do Samu constatou que o paciente estava em estado pós convulsivo, confuso e desorientado. Após os primeiros socorros realizados pelo Samu, o idoso foi levado para o Hospital Municipal (Antigo Crei). Ele deu entrada na unidade consciente e orientado.
Ainda de acordo com a prefeitura, o homem recebeu atendimento na sala de emergência, realizou exames e teve alta pela médica de plantão.
Fonte: G1 Santos