Na correria do dia a dia é comum utilizarmos vários aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos ao mesmo tempo. É aí que mora o perigo: se as instalações elétricas não estão em condição de suportar a quantidade de aparelhos que sua casa possui, há o risco de não só perder o aparelho em um curto-circuito, como também de incêndios.
Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), quase 50% dos incêndios acontecem dentro de residências.
Imóveis modernos costumam ter instalações elétricas preparadas para suportar demandas maiores de energia. Já os mais antigos precisam passar por uma revisão e, em alguns casos trocar as instalações. Em todos os casos, é importante ficar atento aos sinais de que algo está errado, como cheiro de queimado, quedas de energia frequentes ou aquecimento e, antes de tudo, acionar um profissional para checar as condições das instalações. E nada de apelar pela gambiarra, pois o resultado de um improviso pode ser um acidente ainda maior.
Os incêndios podem ser evitados com medidas de prevenção periódicas, como: Desligar aparelhos elétricos em caso de ausência prolongada, nunca deixar carregadores de celulares nas tomadas e evitar usar mais de um aparelho em uma mesma fonte de energia.
Fonte: Costa Norte