Língua avermelhada, com aspecto de “framboesa”, e manchas rosadas e ásperas na pele: esses são os dois principais sintomas da escarlatina, infecção bacteriana que acomete principalmente as crianças menores de 10 anos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a incidência da doença começou a aumentar em 2022. No Brasil, os números se elevaram em 2023: o estado de São Paulo, por exemplo, já registrou 31 surtos entre janeiro e outubro, ante apenas 4 no ano anterior, informou a Secretaria de Estado da Saúde, em balanço divulgado na quinta-feira (23).
Segundo os infectologistas, não há motivos para desespero: o tratamento com antibiótico costuma ser eficaz e, em 24 horas, já praticamente zera o risco de transmissão da bactéria para outra pessoa. A preocupação maior é com as doenças invasivas causadas por essa mesma bactéria, como pneumonia e meningite.
Sintomas:
- alterações na pele, com aparecimento de manchas de tom rosado e textura de lixa;
- língua com aspecto de framboesa: cor avermelhada e viva, e papilas ampliadas.
Além das manchas e da língua “framboesa”, o quadro pode incluir eventualmente febre alta e dor de garganta.
Em geral, o ciclo da doença dura até 7 dias e, com tratamento adequado, não costuma evoluir para quadros preocupantes. O mais importante é procurar o pediatra assim que os primeiros sintomas aparecerem.
Fonte: G1