Os Festejos de Iemanjá, realizados neste fim de semana em Praia Grande, atraíram um público recorde. Simpatizantes e fiéis puderam acompanhar gratuitamente as celebrações, que ocorreram ao lado da Estátua de Iemanjá, no bairro Mirim.
Tradicionalmente, o evento acontece nos dois primeiros finais de semana de dezembro, e este ano não foi diferente. A festividade reuniu milhares de pessoas nas praias da cidade, com o apoio de diversas secretarias municipais que promoveram ações para garantir a segurança e o bem-estar dos participantes. Essas iniciativas também serão repetidas no próximo fim de semana.
O secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Maurício Petiz, ressaltou a importância histórica e cultural do evento para a cidade. “Os Festejos de Iemanjá são mais do que uma celebração religiosa; representam um reflexo da identidade e da herança cultural de Praia Grande. Desde antes de nossa emancipação política-administrativa, os registros demonstram a relevância dessa tradição para a comunidade.”
O evento ocorre na faixa de areia da praia, tradicionalmente entre os bairros Mirim e Caiçara, e faz parte do calendário estadual de Turismo. Com mais de 50 anos de regularização na cidade, documentos históricos revelam que as areias de Praia Grande já recebiam praticantes religiosos desde a década de 1950. Contendo muitas atrações dos terreiros participantes, com giras de Caboclo, Exu entre outros, e os agradecimento a Iemanjá.