Recentemente, um pedido de impeachment contra o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhou destaque na Câmara dos Deputados. Encabeçado pelo deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS), o requerimento alega irregularidades na execução do programa “Pé-de-Meia”, destinado a financiar bolsas para estudantes do ensino médio público. O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou falhas na implementação do programa, incluindo a ausência de previsão orçamentária para sua execução.

O pedido de impeachment alcançou 100 assinaturas, número necessário para que seja protocolado na Câmara. A oposição argumenta que a falta de previsão orçamentária configura um crime de responsabilidade fiscal, similar às “pedaladas fiscais” que resultaram no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016. No entanto, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tem demonstrado resistência em acatar o pedido de impeachment. Lira afirmou que não há elementos jurídicos suficientes para justificar a abertura de um processo de impeachment contra o presidente Lula.

É importante notar que, apesar do número de assinaturas, o pedido de impeachment ainda precisa ser analisado e aprovado pelo presidente da Câmara para que prossiga. Até o momento, não há indicações de que o pedido será aceito para análise.