Início Notícias Lula veta exigência de exame toxicológico para CNH nas categorias A e...

Lula veta exigência de exame toxicológico para CNH nas categorias A e B

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou, nesta sexta-feira (27), a exigência de exame toxicológico para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (motocicletas) e B (carros de passeio). O veto foi publicado no Diário Oficial da União.

A obrigatoriedade havia sido incluída por parlamentares em um projeto aprovado pelo Congresso, que destina recursos de multas de trânsito para custear a CNH de pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Lula sancionou a proposta, mas vetou o trecho que previa o exame toxicológico.

Na justificativa, o presidente afirmou que a medida “contraria o interesse público”, pois aumentaria os custos e poderia levar mais pessoas a dirigir sem habilitação, comprometendo a segurança no trânsito. A decisão seguiu recomendações dos ministérios dos Transportes, Saúde, Justiça e MDIC.

Atualmente, o exame toxicológico é obrigatório apenas para as categorias C, D e E (motoristas profissionais). O veto ainda será analisado pelo Congresso, que poderá mantê-lo ou derrubá-lo. Se for derrubado, o exame passará a ser exigido também para as categoria A e B.

Fonte: g1

Fique por dentro de todas as nossas notícias e reportagens acessando o site: www.baixadanarede.com ou nos acompanhe no Instagram: @baixanarede