Uma cobra da espécie Corallus cropanii, a jiboia-do-ribeira uma das mais raras do mundo, foi descoberta em um cativeiro no município de Sete Barras, no interior de São Paulo por equipes da Fundação Florestal e da Polícia Militar Ambiental. O responsável pelo cativeiro foi multado em R$ 10 mil, e pode responder por crime ambiental.
A denúncia partiu dos vigilantes do Parque Estadual Intervales (PEI) que observaram um movimento suspeito de um homem saindo da mata. Após investigação, a equipe de fiscalização encontrou a cobra em uma caixa na residência do suspeito. O animal foi resgatado, e a Polícia Militar Ambiental foi acionada.
A cobra retornará à natureza. O suspeito será investigado e poderá responder por crime ambiental de tráfico de animais. Ameaçada de extinção, esta espécie de serpente é endêmica do Vale do Ribeira, e é encontrada somente na região da Mata Atlântica.
Caso alguém saiba de animais silvestres mantidos em cativeiro ou encontrados fora de seu habitat natural, ligue para o Corpo de Bombeiros ou para a Polícia Militar Ambiental, pelo 190 ou pelo aplicativo Denúncia Ambiente, da Prodesp, disponível para iOS e Android.
Fonte: G1