Quatro detentos em fuga da Penitenciária II de São Vicente, na Baixada Santista, agrediram um policial penal de 53 anos. A vítima foi golpeada na cabeça com uma pedaço de madeira e chegou a ser levada ao pronto-socorro na cidade, mas passa bem. Apenas um criminoso conseguiu escapar, mas acabou rendido e levado de volta à unidade.
Segundo Boletim de Ocorrência (BO), o profissional, que não teve a identidade divulgada, estava desarmado e pegou um pedaço de madeira para tentar deter o grupo sozinho até a chegada de apoio. Ainda de acordo com o documento, três detentos o agrediram, enquanto o quarto – que chegou a escapar – escalava o muro. A penitenciária está localizada ao lado da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no bairro Samaritá.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), o criminoso que escapou da penitenciária foi capturado pela Polícia Militar (PM). A SSP-SP acrescentou que o caso foi registrado como tentativa de homicídio e tentativa de evasão mediante violência na Delegacia de São Vicente (SP).
A secretaria acrescentou que os detentos são ‘reeducandos’ do regime semiaberto. Os quatro homens foram regredidos cautelarmente ao regime fechado.
A direção da unidade, instaurou um procedimento disciplinar contra os quatro ‘reeducandos’.
Fonte: G1 Santos