As famílias vítimas do incêndio que destruiu mais de 100 moradias na comunidade São José, em Santos, na Baixada Santista, receberão auxílio emergencial da prefeitura. O anúncio foi feito pelo prefeito Rogério Santos (PSDB).
O incêndio começou por volta das 22h20 de segunda-feira (4) e só foi controlado quatro horas depois pelo Corpo de Bombeiros, que mobilizou 15 viaturas para a ocorrência na Zona Noroeste de Santos. As famílias desabrigadas estão em casas de parentes e no abrigo montado no Centro Esportivo e Recreativo da Zona Noroeste.
Equipes da prefeitura fizeram um balanço da tragédia durante a reunião e planejaram as ações futuras na cidade. A principal delas é o decreto emergencial que formalizará dois auxílios. O primeiro auxílio é no valor de R$ 1,2 mil e o segundo um auxílio aluguel no valor de R$ 600.
Para receber o benefício, os moradores precisam estar cadastrados na Secretaria de Desenvolvimento Social. Até o momento 260 famílias realizaram os cadastros.
Os moradores receberão os auxílios em 15 dias. Durante este período, a prefeitura realizará um cruzamento entre os cadastros e as imagens aéreas de drones do Centro de Controle Operacional (CCO), que possui mapeamento da região e aponta 175 famílias no trecho afetado pelo incêndio.
“Há uma discrepância no número de famílias [175 e 260], mas será verificado com a Secretaria de Desenvolvimento Social e a própria Cohab [Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo] para que a gente possa efetivar o auxílio para aqueles que foram realmente afetados com o incêndio”, disse Santos.
O prefeito garantiu ainda que os moradores que tiveram as casas danificadas durante as ações de combate ao fogo também receberão o apoio necessário da administração municipal.
Fonte: G1 Santos