A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) investiga imagens, que circulam nas redes sociais, e que mostram policiais militares quebrando câmeras de monitoramento em Guarujá, na Baixada Santista. Segundo apurado, o flagrante aconteceu durante patrulhamento na Comunidade da Prainha.
O sistema da câmera de monitoramento aponta que as imagens aconteceram no mesmo dia da 3ª fase da Operação Verão que chegou a 28 suspeitos mortos em confrontos policiais na Baixada Santista (SP).
As imagens mostram o momento em que um policial pega uma grade de metal, ao lado de uma caçamba de lixo. Outro PM utiliza o equipamento como escada para chegar na câmera. O homem atinge o objeto com um pedaço de madeira. Em seguida, um policial puxa e destrói uma outra câmera. É possível escutar ele comentando com os colegas que o objeto é de metal.
Ao menos seis policiais participaram da destruição das câmeras de monitoramento. Um homem de blusa preta, que não foi identificado, também aparece nas imagens enquanto assiste a ação dos PMs.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) afirmou que as imagens estão sendo analisadas para identificar os policiais envolvidos. De acordo com a autoridade policial, a ação não condiz com a conduta da corporação.
A autoridade policial destacou ainda que a Corregedoria da Polícia Militar está à disposição para formalizar e apurar as denúncias contra agentes públicos. A SSP-SP destacou que a corporação tem compromisso com a legalidade, os direitos humanos e a transparência.
Fonte: G1 Santos