Início Bertioga Volta às aulas presenciais em escolas particulares começa nesta segunda-feira na Baixada...

Volta às aulas presenciais em escolas particulares começa nesta segunda-feira na Baixada Santista

Foto: Nair Bueno/Diário do Litoral

As escolas particulares da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, estão liberadas para o retorno das aulas presenciais a partir desta segunda-feira (1º), desde que sigam protocolos de proteção contra a Covid-19. Em Santos, a rede municipal de ensino também retoma as atividades nesta segunda-feira. Já o retorno na rede pública estadual está marcado para o próximo dia 8.

Segundo a Diretoria de Ensino da Região, há 97 escolas particulares em Santos. Algumas unidades optaram pelo retorno nesta segunda-feira, outras devem retomar as atividades presenciais no dia 8 de fevereiro.

O ensino deve acontecer em esquema de rodízio e continuar de forma forma híbrida com aulas virtuais, uma vez que a capacidade foi limitada a 35% de alunos por sala. Também é obrigatório o uso de máscaras, aferição de temperatura, oferta de álcool gel e a manutenção de distanciamento social.

“As aulas começaram praticamente nesta primeira quinzena de fevereiro e as escolas também estão preparadas em obedecer a legislação, ou seja, estão aptas e prontas para ministrarem 200 dias letivos, seja de forma mista, híbrida, 100% presencial e, eventualmente, se precisar 100%”, disse Rui Silva, representante das mantenedoras das escolas particulares.

Na rede pública estadual, o governo de São Paulo decidiu adiar o retorno das aulas para o dia 8 de fevereiro. Porém, o governo estabeleceu ainda que não seria mais obrigatório o retorno presencial dos alunos de todas as escolas do estado nas fases laranja e vermelha do plano da quarentena, cabendo a decisão aos responsáveis.

“Conforme o governo for nos orientando para crescimento presencial de 30%, 35%, 70% e a 100% (da capacidade), as escolas já estão desde maio do ano passado muito bem preparadas. Desejamos a todos um ótimo ano letivo”, disse Silva.

Já a decisão de retorno na rede de ensino municipal cabe a cada cidade.

Confira a programação na Baixada Santista:

  • Santos: O retorno gradual das aulas presenciais está previsto também para 1º de fevereiro. As escolas adotarão formato híbrido, ou seja, com aulas presenciais e remotas, seguindo um planejamento específico para cada modalidade de ensino.
  • São Vicente: escolas municipais retornam de forma remota no dia 8 de fevereiro. A expectativa é que a partir de março as aulas aconteçam de forma híbrida, ou seja, parte presencial, parte remota.
  • Guarujá: retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino está previsto para o dia 22 de fevereiro.
  • Bertioga: previsão de retorno das aulas presenciais é a partir do dia 22 de fevereiro, de forma gradativa, com até 33% dos alunos por dia. A metodologia adotada será o ensino híbrido, que combina o aulas remotas/on-line e presenciais.
  • Cubatão: não informou
  • Praia Grande: não informou
  • Itanhaém: o ensino híbrido começa no dia 8 de fevereiro. Nas escolas municipais, as aulas terão início presencial em 1 de março, de forma presencial e remota (ensino híbrido). Retornarão 35% dos alunos por sala.
  • Mongaguá: não informou
  • Peruíbe: o ano letivo terá início no dia 8 de fevereiro com a proposta do ensino híbrido (misto de aulas presenciais e entrega de atividades pedagógicas não presenciais impressas).

Reportagem: G1 Santos