Nesta segunda-feira (13), a Prefeitura de Registro, no interior de São Paulo, fez um alerta, quanto ao aparecimento de escorpiões na cidade. A administração municipal informa onde o animal tende a surgir e indica alguns cuidados aos moradores.
Desde o início do ano, 38 escorpiões foram capturados no município. A prefeitura alerta que o mais preocupante é que, após anos surgindo no bairro Alay Corrêa, próximo ao centro da cidade, o animal surgiu em três diferentes bairros. Em 2021, escorpiões foram vistos no Cecap, na Vila Nova e no Jardim Paulistano.
A prefeitura explica que, por conta dos animais possuírem hábito noturno, eles tendem a se esconder em lugares escuros como buracos, móveis, sapatos, toalhas e roupas. Quando descobertos, os animais podem, por acidente, picar o que está na sua frente.
Além disso, enfatiza a importância de não jogar lixo em terrenos baldios, para diminuir as fontes de alimento dos escorpiões, que são grilos, baratas, aranhas e outros pequenos animais invertebrados.
A administração municipal reitera que, em caso de localizar um escorpião, o indicado é entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica e Controle de Endemias pelos telefones (13) 3828-4240 ou (13) 99613-3257.
Confira cuidados e precauções:
- Verificar calçados, roupas, toalhas e roupas de cama antes de usá-los;
- Usar tela em ralos, pias, tanques, caixas de gordura e fossas sépticas, além de sempre mantê-los limpos;
- Tomar cuidado com frestas;
- Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou tiras de borracha;
- Manter todos os pontos de energia e telefone devidamente vedados;
- Limpar o quintal ao redor do domicílio, removendo tudo o que possa servir de abrigo para os escorpiões;
- Verificar se há escorpião em todo material ou objeto que seja levado para dentro do domicílio, como roupas no varal, material para reformas ou gravetos para fornos.
Fonte: G1 Santos