Início Notícias São Vicente abre UTI e Clínica Médica para atender casos de Covid-19

São Vicente abre UTI e Clínica Médica para atender casos de Covid-19

Equipamentos ficam no Hospital São José e juntos têm 30 leitos

São Vicente continua ampliando a estrutura da Saúde Municipal para, se necessário, oferecer atendimento de qualidade e com tecnologia de ponta às pessoas que contraírem a Covid-19 (Coronavírus). Neste sábado (25), a Administração Municipal abriu uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 10 leitos, e uma Clínica Médica, com 20 leitos de retaguarda. Ambas foram estruturadas em amplo espaço no Hospital São José, no Centro.

A UTI e a Clínica Médica, criadas a partir de parceria entre a Prefeitura de São Vicente e o hospital vicentino, foram adequadas para receber pacientes encaminhados pelo Centro de Combate ao Coronavírus (CCC), equipamento entregue no dia 30 de março e o primeiro do gênero na Baixada Santista, com capacidade para atender a até 500 pessoas por dia.

Segundo o médico Márcio Rebuá, membro da Comissão Municipal de Combate ao Coronavírus, a UTI e a Clínica Médica no Hospital São José contam com equipes multidisciplinares, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas e profissionais de apoio. “Os espaços também foram dotados com equipamentos de ponta. Na UTI, por exemplo, temos respiradores, bomba de infusão, monitor multiparâmetros e componentes específicos para atendimento de emergência”.

Visita técnica – Na manhã deste sábado, o prefeito de São Vicente, Pedro Gouvêa, visitou os novos equipamentos e ficou admirado com a estrutura. “Estamos preparando nossa Cidade para a luta contra o Coronavírus. Felizmente, com muito empenho de todos, até este momento temos conseguido frear a disseminação da doença. Mesmo assim, vamos continuar nos preparando para atender à população da melhor forma possível, caso isso seja necessário. E estes dois espaços foram estruturados para garantir o atendimento com qualidade, para quem contrair a doença”.

Pedro Gouvêa destacou, ainda, que a luta contra a Covid-19 segue de forma intensa na Cidade. Para isso, ao todo, serão abertos 120 leitos especificamente para atendimento aos casos de Coronavírus. “A Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau) está estruturando os novos espaços e os leitos serão disponibilizados gradualmente”, lembrou o prefeito.

A partir da próxima semana, pelo que foi definido para a Cidade, especificamente aos casos de Covid-19, o Hospital Municipal terá 10 leitos de UTI e 10 de retaguarda. Ainda, um Hospital de Campanha está sendo montado na Praça dos Ambientalistas (Área Continental) e terá 15 leitos de UTI e 15 de retaguarda. Já o Hospital Olavo Horneuax de Moura, no Humaitá, terá 12 leitos de UTI e 20 de retaguarda.

Triagem – Com o Centro de Combate ao Coronavírus, os vicentinos têm à disposição um equipamento de Saúde para triagem e atendimento específicos sobre a doença. Montado e equipado em tempo recorde (foram menos de sete dias para ficar pronto), o ambulatório (Rua João Ramalho, 1.150, esquina com Rua Campos Sales, no Centro) funciona todos os dias da semana, das 7 às 19 horas, assistindo exclusivamente a pessoas com sintomas da Covid-19.

Na parte estrutural, o Ambulatório tem quatro consultórios médicos (Clínica Geral e Pediatria), leitos para isolamento, salas de medicação (adulto e infantil), sala de Raios-x e uma ampla recepção, com pia e oferecimento de álcool em gel para a higienização das mãos, além de cadeiras dispostas de forma a se manter o distanciamento recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O equipamento também tem à disposição quatro leitos de retaguarda e outros dois para estabilização, com estrutura de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).