Início Bertioga Rosana Valle pede a ministro da Saúde reunião sobre retomada dos cruzeiros

Rosana Valle pede a ministro da Saúde reunião sobre retomada dos cruzeiros

Foto: ilustrativa

A deputada federal Rosana Valle (PSB) solicitou uma audiência, por meio de videoconferência, com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para tratar das medidas que devem ser adotadas em relação à próxima temporada de cruzeiros marítimos que, conforme amplamente divulgado, está confirmada para iniciar em novembro próximo.

Rosana Valle convoca a reunião para saber quais processos, medidas, protocolos e ações conjuntas serão tomados pelas autoridades e operadores visando à retomada dos cruzeiros na costa brasileira em segurança, para passageiros, tripulação e demais profissionais envolvidos na atividade, além da população das cidades portuárias. A deputada também pede informações sobre como reverter a difícil situação enfrentada pelo setor.

A parlamentar lembrou do impacto negativo sofrido pelo turismo de cruzeiros pela pandemia da Covid-19, que teve início quando o navio Diamond Princess, com 3.700 passageiros, após 39 dias atracado no porto de Yokohama, no Japão, contabilizou o trágico saldo de 13 mortos e 700 infectados.

O triste fato levou, nos meses seguintes, diversas embarcações a navegarem de porto em porto pelo mundo, inclusive no Brasil, sem autorização de atracação para que os passageiros pudessem desembarcar. A repercussão abalou o setor, uma vez que os navios foram considerados ambientes propícios para a disseminação da doença.

“Estigmatizados, os transatlânticos tornaram-se séria ameaça, em razão do medo que tomou conta da população, provocando uma reação das prefeituras de cidades portuárias e autoridades de saúde. Com a retração do setor, ocorreram os prejuízos estimados em bilhões de dólares”, ressaltou.

Agora, com o decréscimo gradativo da doença em dezenas de países, o retorno dos cruzeiros marítimos ainda depende da redução do número de casos da Covid-19, permissão dos governos para a navegação, abertura dos portos e, principalmente, do resgate da confiança e sensação de segurança dos passageiros.

A deputada pede a participação do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio; o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Antônio Barra Torres; representantes da Autoridade Portuária de Santos; da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo; das prefeituras de Santos, São Sebastião e Ilhabela, bem como da Associação Brasileira dos Cruzeiros Marítimos (Clia), Mediterranean Shipping do Brasil (MSC), Costa Cruzeiros e Concais S.A.