Início Notícias Governo de SP anuncia expansão da malha ferroviária do Estado

Governo de SP anuncia expansão da malha ferroviária do Estado

O Governador João Dória, anunciou nesta segunda-feira (19), a reestruturação da malha ferroviária do estado de São Paulo. O aporte de R$ 6 bilhões dedicado à obra do principal corredor de exportação e agronegócio do país, vai passar por 72 cidades, incluindo Cubatão.

O anúncio feito em coletiva de imprensa faz parte da Retomada 21/22, plano anunciado no dia 16 para impulsionar a economia do estado. As obras prometem gerar 134 mil empregos diretos e indiretos, bem como proporcionará a expansão de capacidade de ferrovia de 35 para 75 milhões de toneladas por ano.

“É a maior ampliação do transporte ferroviário do estado de São Paulo dos últimos 50 anos e o primeiro grande anúncio do plano de retomada da economia 21/22”, disse Dória.

A modernização prevê duplicações, reativações de trechos inativos, melhora na mobilidade nas cidades cortadas (contornos ferroviários, viadutos e passarelas), além de ampliação de pátios. As consequências dessas intervenções serão redução no tempo de trânsito das composições e redução do custo operacional.

Ficará ao cargo do Grupo Rumo Logística realizar as obras. Ao todo cerca de 5 milhões de pessoas serão beneficiadas com mais segurança viária. Além de Cubatão, Campinas, Catanduva, Limeira, São Carlos, São José do Rio Preto e Votuporanga também serão contempladas.

Os dois ramais que serão reativados são Colômbia-Pradópolis (186,6 km) e Paranorama-Bauro (369,1 km), que cortam o estado em direção ao porto de Santos. No Primeiro caso, o ramal passa por cruzamentos logísticos em Bebedouro e Barretos; no segundo, atravessa cidades como Bauru e Dracena.

Além disso, os investimentos eliminarão os conflitos entre ferrovia e zonas urbanas em 32 municípios do estado, entre eles Campinas, Catanduva, Cubatão, limeira, São Carlos, São José do Rio Preto e Votuporanga.

Texto: Agência Brasil