Início Notícias ELEIÇÕES 2020: Como votar

ELEIÇÕES 2020: Como votar

As eleições municipais estão marcadas para 15 de novembro em todo o Brasil. Os eleitores votarão em candidatos a prefeito e vereador. Entenda as diferenças entre votar nulo ou em branco e como é feita a contagem de votos para cada um desses cargos.

Como votar na urna eletrônica? Digite primeiro o número de seu candidato a vereador ou da legenda de um partido. Vão aparecer a foto, o número e o nome do candidato e/ou a sigla do partido. Confira a informação e aperte “Confirma”.

Na sequência, o voto será para prefeito. Basta digitar o número do candidato. Confira novamente os dados do candidato e aperte “Confirma”. Se um dos números estiver incorreto, aperte o botão “Corrige” e reinicie o processo.

Como votar em branco na urna eletrônica? Basta apertar o botão “Branco” e depois “Confirma”.

Como votar nulo na urna eletrônica? Basta escolher um número que não existe, como “00”, por exemplo, e apertar “Confirma”.

Quais são as principais datas do calendário eleitoral de 2020? Por causa da pandemia da Covid-19, as eleições acontecerão mais tarde neste ano. O primeiro turno foi transferido de 4 outubro para 15 de novembro. Nas cidades em que houver segundo turno, ele ocorrerá em 29 de novembro.

O que devo levar na hora de votar? Está valendo a identificação por digital? O eleitor deve levar o título de eleitor e um documento oficial com foto.

Em razão da pandemia, a Justiça Eleitoral descartou a utilização de dados biométricos, pois a superfície do equipamento que identifica as impressões digitais não pode ser higienizada com frequência. Também haveria mais filas e aglomerações, pois o sistema de biometria é mais demorado do que o de assinaturas.

TEXTO: Folha de S. Paulo