Início Santos Operação identifica 1.700 “gatos” em rede elétrica em Santos

Operação identifica 1.700 “gatos” em rede elétrica em Santos

Uma operação da CPFL Piratininga de combate a fraudes e furtos de energia em casas noturnas, açougues, mercados e farmácias identificou 1.701 fraudes em Santos. De acordo com a companhia, foram inspecionados 21.732 estabelecimentos na cidade e a energia recuperada foi de 16.442 MWh. A quantidade recuperada na operação, segundo a empresa, é suficiente para o consumo médio de mais de 200 residências em 30 dias.

Fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Também são cobrados dos fraudadores os valores das tarifas referentes a todo o período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa.

De acordo com o gerente de serviços comerciais da CPFL Energia, Renato Lucas de Freitas, outra consequência negativa é a piora na qualidade do serviço prestado. “As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento”, explica.

O gerente também reforça que quem faz “gato”, além de praticar crime, também coloca as vidas de outras pessoas em risco. “Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede podem causar acidentes graves, até mesmo fatais”, alerta Renato.

A CPFL Piratininga sugere que, ao identificar uma irregularidade na rede elétrica do seu bairro, faça uma denúncia por meio do “CPFL Energia”, pelo site, ou pelo e-mail [email protected] .