Início Notícias Rosana Valle pede ao Governo de SP ampliação do horário do comércio...

Rosana Valle pede ao Governo de SP ampliação do horário do comércio para evitar aglomerações

A deputada federal Rosana Valle (PSB/SP) enviou ofício ao governador do Estado de São Paulo, João Doria, pedindo que, ao invés de restringir o horário de funcionamento do comércio, faça o contrário, expandindo o tempo de abertura para justamente evitar as aglomerações, já que as pessoas serão obrigadas a ir às compras quase todas ao mesmo tempo.

A parlamentar notou que o horário restrito já vem provocando aglomerações nos shoppings, o que seria minimizado se estes estabelecimentos pudessem abrir por mais tempo.

Da mesma forma nos restaurantes, obrigados a fechar às 22 horas, o que obriga os clientes a chegarem mais cedo, quase todos no mesmo horário. O risco de aglomeração se agrava ainda pelo fato do decreto limitar a 40% a ocupação de todos os estabelecimentos.

“O Decreto 65.319, que fez todo Estado retornar à fase amarela, embora motivado para conter a Covid-19, pode acabar criando mais situações de risco, principalmente diante das necessidades das famílias fazerem suas compras de Natal”, disse a deputada, que pede um estudo do Governo do Estado no sentido de permitir que as pessoas tenham um horário mais amplo para frequentar shoppings, lojas e até restaurantes, sempre respeitando as normas de distanciamento e higienização.

Rosana Valle lembrou que o critério da ampliação do horário, ao invés da restrição, foi empregado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições, justamente para evitar aglomerações e filas nos locais de votação.