Início Notícias Primeiro caso de reinfecção de Covid-19 é confirmado no Brasil

Primeiro caso de reinfecção de Covid-19 é confirmado no Brasil

Agência Saúde

A secretaria estadual de Saúde do Rio Grande do Norte e o Ministério da Saúde confirmaram hoje (10) o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus no Brasil. De acordo com as informações divulgadas pela secretaria, o caso foi confirmado por sequenciamento genético da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). A paciente tem 37 anos, mora em Natal e é profissional de saúde no Rio Grande do Norte e na Paraíba.

A primeira infecção da paciente aconteceu em junho. Na ocasião, ela apresentou um quadro de dor de cabeça, dor abdominal e coriza. Coletou amostra para teste de RT-PCR na Paraíba e o resultado foi positivo. Ela cumpriu isolamento social e se recuperou. Segundo a secretaria, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Norte recebeu a notificação de caso suspeito para reinfecção no dia 23 de outubro, quando a paciente voltou a apresentar fraqueza, dor muscular, dor de cabeça frontal e distúrbios gustativos e olfativos. 

Segundo a secretaria, foi constatada a presença de linhagens distintas do vírus nas amostras coletadas, “o que confirma o primeiro caso de reinfecção do país.” A pasta informou que atualmente há outros cinco casos em investigação. Outros três foram investigados, mas não tinham viabilidade para análise.

Em nota, o Ministério da Saúde alertou que o caso reforça a necessidade da adoção do uso contínuo de máscaras, higienização constante das mãos e o uso de álcool em gel. “O Governo Federal está buscando o mais rápido possível a vacina confiável, segura e aprovada pela Anvisa, para que todos os brasileiros que desejarem possam ser imunizados”, acrescentou a pasta. 

Informações: UOL