domingo, outubro 24, 2021
19.1 C
São Vicente
19.1 C
Santos
18.8 C
Peruíbe
19.2 C
Praia Grande
19.4 C
Itanhaém
19.1 C
Guarujá
19.2 C
Mongaguá
18.7 C
Bertioga

Eclipse solar ocorre hoje e poderá ser visto em parte do Brasil

Leia mais

Por ano no país; morte violenta atinge 6,97 mil crianças e adolescentes

O Brasil teve uma média de 6,97 mil mortes violentas intencionais de crianças e adolescentes por ano nos últimos cinco anos. De...

IBGE aponta que 77,4% das novas empresas do Brasil não têm funcionários

Nesta sexta-feira (22), o IBGE divulgou, que maioria das empresas abertas no Brasil tem apenas sócio ou proprietário e não dispõe de...

Reajustes salariais em setembro ficam abaixo do INPC

O reajuste médio dos salários obtidos nas negociações em setembro ficou 1,9 ponto percentual abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor...

São Vicente não terá queima de fogos no Réveillon

Nesta sexta-feira (22), a prefeitura de São Vicente, na Baixada Santista anunciou, que tradicional queima de fogos no Réveillon não será realizada...

Um Eclipse solar acontece hoje, 14/12/2020 e será visível em parte do Brasil. Durante o dia de 14 de dezembro de 2020, uma parte do Brasil poderá observar um belo fenômeno astronômico: o Eclipse Solar. As pessoas localizadas na faixa de observação desse eclipse vão perceber que o Sol ficará parcialmente “cortado”, isso porque, apesar desse eclipse ser considerado um Eclipse Solar Total, o que será observado no Brasil é um Eclipse Solar Parcial.

Não perca essa bela oportunidade de observar esse fenômeno, pois o próximo eclipse que ocorrerá no Brasil, será somente em 14 de outubro de 2023.

Previsão de nebulosidade para o eclipse de 14/12/2020

O sucesso de uma observação astronômica a partir da superfície terrestre depende das condições meteorológicas. Um céu cheio de nuvens, a chuva, ou mesmo nuvens que não provocam chuva, mas ficam em grande quantidade no momento da observação, impedem a apreciação dos astros ou, no mínimo, atrapalham bastante.

Infelizmente para o eclipse solar de 14/12/2020, as condições meteorológicas não são das melhores. A maioria das áreas no Brasil onde ocorrerá o eclipse solar parcial estará com grande quantidade de nuvens. 

Todo o evento deste eclipse solar ocorre entre 12 horas e 15 horas e neste período, com a grande quantidade de áreas de instabilidade que estão sobre o Brasil, no mínimo teremos muitas nuvens. 

Isto não quer dizer que ninguém vai ver nada deste eclipse solar. Em muitas áreas será preciso paciência porque o sol vai ficar brigando com as nuvens para aparecer. Mas no Rio Grande do Sul, onde ocorre a maior porcentagem do disco solar eclipsado, as condições para visualização são moderadas a boas.

O mapa abaixo vai ajudar a saber sobre a nebulosidade no período entre 12 horas e 15 horas, quando ocorre o eclipse solar de 14/12//2020.  Será preciso ter paciência!  

Previsão de nebulosidade sobre o Brasil para o eclipse solar em 14/12/2020

A tabela mostra a porcentagem do disco solar que será coberto (eclipsado) em cada capital brasileira. Os valores foram aproximados.

Eclipse solar em 14/12/2020: porcentagem do disco solar coberto na capitais brasileiras

Telescópios especiais para observar o sol

Para a realização da Live serão utilizados dois telescópios. O telescópio Coronado, específico para observação do Sol, contará com a câmera 1 para apresentar o eclipse na frequência H-Alpha. Já, o telescópio refletor Newtoniano de 200mm, utilizando-se da câmera 2, estará munido dos filtros solares Baader e Thousand. Além disso, outras duas câmeras abertas serão utilizadas. A câmera 3 estará constantemente direcionada para o céu, apresentando as condições meteorológicas. A câmera 4 servirá de apoio para o Prof. Marcos Calil apresentar de forma didática e divertida as diferentes maneiras de se observar um eclipse solar, quer seja de forma direta ou indireta.

Visualização global do eclipse solar de 14/12/2020

O eclipse solar que ocorre no dia 14 de dezembro de 2020 será um Eclipse Solar Total apenas para as pessoas localizadas em uma estreita faixa que se prolonga sobre oceano Pacífico Sul, passa pelo sul do Chile e da Argentina e avança por uma porção do oceano Atlântico Sul.

Em parte do Brasil o que se poderá observar é um Eclipse Solar na sua forma parcial. Posto isso, vamos agora saber quais regiões do Brasil irão observar o Eclipse Solar de 14 de dezembro de 2020 e seus horários aproximados.


Quem poderá observar e principais horários de observação

De acordo com o mapa ilustrado na figura 2, os brasileiros localizados abaixo da linha verde poderão contemplar esse eclipse como um Eclipse Solar Parcial.

Visualização do eclipse solar de 14/12/2020 no Brasil

A figura 2 ilustra os aspectos que os observadores localizados no Brasil poderão contemplar esse belo Eclipse Solar. Percebemos que, quanto mais ao norte do Brasil, menor será a parcela do disco solar eclipsada pelo disco lunar. Sendo assim, os observadores localizados na Região Sul do Brasil irão ver o Sol sendo “cortado” de forma mais acentuada, se comparado com os observadores localizados na Região Centro Oeste do Brasil. Infelizmente, os observadores localizados na Região Norte e na porção norte do Nordeste do Brasil não poderão observar esse fenômeno astronômico.


Horários do eclipse de 14/12/2020

Outro aspecto interessante a ser observado são os horários. Vale ressaltar que os horários indicados nesta figura seguem o horário de Brasília e são aproximados.

Percebemos que para diferentes regiões do Brasil o Eclipse Solar possui horários distintos de início, momento máximo e fim do eclipse. 

Vale ressaltar ainda que é necessário que o observador tenha um céu sem nuvens ou com pouca nebulosidade para contemplar esse fenômeno.

Muito importante: proteção dos olhos para ver o eclipse

A observação do Eclipse Solar requer muito cuidado. É importante ressaltar que a observação direta do Sol ou o uso de artefatos não especializados podem causar danos irreversíveis para visão e até, em casos extremos, cegueira. Portanto, NÃO devem ser utilizadas placas de Raio X, filmes fotográficos, vidros esfumaçados, reflexos em bacias com água e outros artefatos para a observação do Sol.

O que não fazer na hora de apreciar um eclipse solar

E como observar?

Existem duas maneiras bem seguras para observarmos um Eclipse Solar: de forma direta ou indireta. Vamos entendê-las e aplicar na prática a observação do eclipse:


1ª maneira – de forma direta: uma lente de vidro de solda número 14 serve para observar o Sol de forma direta. Como a lente de número 14 é difícil de ser encontrada, pode ser utilizado o número 12, porém nunca abaixo desse número. O custo unitário desta lente de solda é de R$ 15,50 (Mercado Livre), mas numa loja física de construção é possível encontrar por um preço bem mais acessível. A figura 3 apresenta a foto da lente de vidro de soldador e como observamos o eclipse. 

Uso de filtro soldador para observação do eclipse

Para observar o Eclipse Solar utilizando-se da lente de vidro de solda é necessário seguir, rigorosamente, as etapas:

1º – abaixe a cabeça e coloque o vidro de solda na frente dos olhos;

2º – erga a cabeça e observe o eclipse durante, no máximo, dez segundos e;

3º- abaixe a cabeça e retire o vidro de solda.

É muito importante ressaltar que, caso o observador retirar da frente dos olhos a lente de vidro, enquanto estiver observando o Sol (etapa 2), com certeza sofrerá dores nos olhos. Por essa razão é indispensável cumprir todas as etapas, inclusive a etapa 3.

Como usar o filtro de solda para ver um eclipse solar


2ª maneira – de forma indireta: caso o observador tenha receio de realizar a observação direta, ou não consiga adquirir a lente de vidro de soldador, ou ainda, deseja mostrar o eclipse para uma criança, aconselha-se fazer a observação do eclipse de forma indireta. Para tanto, existem várias maneiras seguras, mas destaco aqui uma bem interessante que é utilizar um escorredor de macarrão ou de arroz que possua furos no formato de círculos. Na verdade, qualquer objeto que possua um furo no formato de círculo, podendo até ser feito numa folha de papel com um simples furar de agulha, pode ser utilizado. Daí é só projetar no chão e pronto! 

A figura 4 ilustra como observamos de forma indireta um Eclipse Solar Parcial utilizando um escorredor de macarrão.

Reportagem: Clima Tempo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Por ano no país; morte violenta atinge 6,97 mil crianças e adolescentes

O Brasil teve uma média de 6,97 mil mortes violentas intencionais de crianças e adolescentes por ano nos últimos cinco anos. De...

IBGE aponta que 77,4% das novas empresas do Brasil não têm funcionários

Nesta sexta-feira (22), o IBGE divulgou, que maioria das empresas abertas no Brasil tem apenas sócio ou proprietário e não dispõe de...

Reajustes salariais em setembro ficam abaixo do INPC

O reajuste médio dos salários obtidos nas negociações em setembro ficou 1,9 ponto percentual abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor...

São Vicente não terá queima de fogos no Réveillon

Nesta sexta-feira (22), a prefeitura de São Vicente, na Baixada Santista anunciou, que tradicional queima de fogos no Réveillon não será realizada...

Carga de cigarros contrabandeados estimada em R$ 2 milhões é apreendida

Na manhã desta sexta-feira (22), aproximadamente 400 mil maços de cigarros de origem estrangeira foram encontrados, dentro de um caminhão que trafegava...