Início Baixada Santista Escritora vicentina inspira crianças e adultos em dois livros digitais gratuitos

Escritora vicentina inspira crianças e adultos em dois livros digitais gratuitos

Divulgação

Acostumada a refletir sobre os sentimentos em suas poesias envolventes, a escritora Helena Fraga tirou da caixinha de projetos especiais dois livros para inspirar adultos e crianças, respectivamente: Inspiração e As aventuras de Jonny e Anita: Viagem ao Recanto dos Sentimentos. As obras estão disponíveis gratuitamente, em formato digital, no site da autora.

Inspiração nasceu para motivar os leitores que, em se tratando de Helena, já são ou tornam-se amigos da autora, tudo por conta da conexão que ela proporciona com seus escritos.

Antes mesmo de lançar seu terceiro e mais recente livro, Alma de Mulher (Editora Delicatta), ela já iniciava o projeto de Inspiração, ainda que de forma intuitiva. Na fase mais restritiva do isolamento social, Helena gravava suas reflexões em vídeos curtos, durante o trajeto de carro até o trabalho, e enviava aos amigos por WhatsApp. “Os vídeos eram um desabafo, uma forma de estar com as pessoas, sem estar junto. Eu tive um retorno lindo, que me surpreendeu e me motivou a continuar”, comenta ela.

O resultado são frases, poemas pequenos ou delicados insigths para falar direto com o coração, num exercício diário de praticar a gratidão e reconhecer as belezas na simplicidade da vida. “A cada página, segue um espaço, apenas com uma ilustração, para que você crie seus próprios poemetes diários, construindo o seu próprio livro”, detalha.

Já o livro infantil As aventuras de Jonny e Anita: Viagem ao Recanto dos Sentimentos foi escrito em 2008 com o objetivo de abordar os sentimentos com João e Ana, filhos da autora e crianças na época. Na história, a professora Lenita, mãe de Jonny e Anita, leva a dupla para uma aventura no Recanto dos Sentimentos, com direito a percorrer todos os cantos com cores diferentes e que representam as emoções.

“É uma linda história que escrevi, há muitos anos, em homenagem aos meus filhos, sobre nossos sentimentos. Uma forma lúdica e divertida de ensinar aos pequenos como lidar com a ansiedade, medo, alegrias, decepções, raiva e tudo mais”, explica Helena.

De canto em canto, Jonny e Anita vivenciam todo tipo de sentimento, começando pela alegria, simbolizada pela cor amarela. Eles compartilham sensações boas quando sentem felicidade, solidariedade e compreensão.

Mas os sentimentos desagradáveis também estão presentes no trajeto, como a raiva e o medo. A todo momento, a mamãe Lenita explica sobre todos os sentimentos para os filhos, mostrando que as escolhas que fazemos podem provocar emoções boas ou ruins.

“Depois de um ano tão desafiador, como foi 2020, as crianças também sentiram tudo isso, com tantas mudanças na rotina e privações importantes, como a da escola. Espero que essa história ajude outras famílias a falar para os filhos que está tudo bem sentir medo, por exemplo, pois depois vamos conhecer a coragem. Usei a imaginação para tratar de situações reais”, justifica ela.

A versão digital de As aventuras de Jonny e Anita: Viagem ao Recanto dos Sentimentos conta com ilustrações de Christiano Flexa, que retratam Helena, João e Ana em traços animados e cativantes.

Para obter os livros virtuais, basta acessar o site da autora, https://www.helenafraga.com.br/livros e fazer o pedido, preenchendo os dados para ter acesso ao PDF.

Reportagem: Diário do Litoral